Conselheiros tutelares eleitos recebem diplomação  

-

Dez conselheiros titulares e cinco suplentes receberam seus certificados na tarde de sexta-feira, no CAM. (Fotos – A. Frota)

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou na tarde de sexta-feira (29), a entrega dos diplomas aos conselheiros tutelares eleitos em 6 de outubro em Dourados. A solenidade aconteceu no auditório do CAM (Centro Administrativo Municipal) e contou com as presenças de autoridades do município e familiares dos eleitos.

Foram diplomados 10 conselheiros titulares e 10 suplentes que irão atuar nos dois Conselhos Tutelares de Dourados, com mandato de 2020 a 2023.

A presidente do CMDCA, Sandra Gisellly Amaral Assunção, falou que a atuação conjunta do Conselho Tutelar e do CMDCA é de fundamental importância para que o município tenha fortalecida a política de atendimento à criança e ao adolescente. Ela também destacou o trabalho dos atuais conselheiros, parabenizou os eleitos e desejou êxito no exercício das funções que assumirão.

Representando a prefeita Delia Razuk, o secretário municipal de Educação, Upiran Jorge Gonçalves, recordou do trabalho que desenvolveu, no início dos anos 1990, para a implantação do primeiro Conselho Tutelar em Dourados, quando era promotor de justiça na Comarca.

O secretário lembrou ainda que Dourados foi um dos primeiros municípios a implantar o Conselho Tutelar e um dos primeiros a realizar eleição direta para conselheiro tutelar, em 1994. Também mencionou a importância do trabalho dos conselheiros, “que não tem dia nem hora e trabalham 24 horas por dia, todos os dias”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Alan Guedes, e a promotora de Justiça da Infância e da Juventude, Fabrícia Barbosa Lima, também acompanharam a diplomação. Alan disse que o trabalho do conselheiro tutelar é um desafio, mas que eles “estão legitimados pela população para desenvolver as funções”. A promotora Fabrícia defendeu que a infância tem de ser prioridade sempre e que a defesa dos direitos da criança e do adolescente é “um desafio diário que exige dedicação”.

Também prestigiou a solenidade, o vereador Jânio Miguel, secretários municipais e diretores.

OS DIPLOMADOS

Receberam os certificados, pela ordem de votação, os conselheiros Alicemar Lima da Rocha, Nazareti de A. Lopes Leguizamon, Danielly Perentel Miranda, Vanilza Martins da Silva Carvalho, Maria de Fátima Medeiros, Benoni Gonçalves Teixeira Junior, Janine Matos Lima Cerveira, Viviane Maria da Conceição, Tiago Fernando Aquino Soares e Eliane de Oliveira Brito; além dos suplentes, Maria de Lourdes da Silva Paiva, Danielle Viebrantz Silveira, Clodoaldo dos Santos Posca, Vagner Rodrigues Pavão e Edison Moreira Palhano.

A cerimônia de posse dos eleitos deve ocorrer até o dia 10 de janeiro, data em que encerra o mandato dos conselheiros atuais.

FORMAÇÃO

Nos dias que antecederam a diplomação, os conselheiros eleitos participaram de curso de formação que teve como objetivo prepara-los para o dia-a-dia de trabalho. Além das atividades teóricas, o curso também contou com atividade prática e visitas para os participantes conhecerem as instituições de acolhimento e serviços destinados à criança e ao adolescente e entenderem como funciona cada serviço.

plugins premium WordPress