Convention & Visitors Bureau quer retomar atividades em Dourados

-

Diretoria do Convention durante reunião para retomada de atividades em Dourados. Foto: Divulgação
Diretoria do Convention durante reunião para retomada de atividades em Dourados. Foto: Divulgação

O Grande Dourados Convention & Visitors Bureau, entidade patronal criada com a finalidade de fomentar o mercado de turismo de negócios, quer retomar as atividades em Dourados. Para isso, toda a documentação já foi regularizada através de parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced).

Criado em novembro de 2006 por iniciativa do curso de Turismo da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), o Convention teve as atividades suspensas em 2011. Agora, com a documentação regularizada, a entidade já trabalha para retomar as ações visando a captação de eventos para o município.

Hoje, o Grande Dourados Convention & Visitors Bureau tem 16 associados, mas a meta é chegar a 50 nos próximos 12 meses. Uma diretoria já foi composta, tendo como presidente o empresário José Roberto Fontes, da DZM Eventos e Cerrado Brasil. A diretoria é composta, ainda, pelo vice-presidente Diego Fuji do Alphonsus Hotel; Mário Rubens Ferraz de Paula, da M3 Turismo (secretário) e Ely Oliveira, do Buffet Luzly (tesoureira). O Conselho Fiscal é formado por Devanil Calazans (Nobre Real), Elizabeth Rocha Salomão (Ava-Verá Eventos) e Liana Pietramale (Kikão Restaurante).

O presidente José Roberto Fontes explica que o Convention foi criado em um momento de reconhecimento da necessidade desta entidade em Dourados. Sobre a retomada das atividades, ele avalia que hoje a cidade está mais preparada para receber eventos a partir do crescimento do mercado de turismo. “Nossa finalidade é fomentar o turismo de negócios a partir da captação de eventos, capacitação de mão-de-obra e criação de um sistema preparado para ‘vender’ a imagem de nossa cidade perante os turistas”, afirma.

O turismo de eventos é um dos segmentos que mais leva em conta a motivação do turista, promove o turismo em diferentes épocas do ano e pode gerar incremento na receita global. Além disso, é responsável pela divulgação da imagem de Dourados, aumento do número de empregos e consequente melhoria na infraestrutura da cidade.

Na avaliação de Fontes, o funcionamento pleno do Aeroporto Municipal Francisco de Matos Pereira e a ampliação dos leitos de hotelaria reforçam o potencial do município para a realização de grandes eventos. “O trabalho do Convention é importante para toda a cidade, porque movimenta a economia a partir da atração de turistas de todo o país”, avalia. O Convention reúne organizações como universidades, clubes de serviço e empresas ligadas ao setor como bares, restaurantes e hotéis, salões de beleza, postos de gasolina, distribuidoras de bebidas, buffets e clubes sociais, entre outros.

Além da ampliação no número de associados, a nova diretoria pretende ainda no primeiro ano de atividades negociar a retomada das obras do Centro de Convenções, criar novos eventos para Dourados e implantar a taxa de turismo. Para execução dos trabalhos, já está definida a realização de reuniões mensais sempre na terceira quinta-feira do mês, às 16h45 na Aced. A próxima reunião já está marcada para o dia 20 de novembro.

plugins premium WordPress
Sair da versão mobile