Berna Farias
A capital paraense vai sediar a 30a. Conferência do Clima, COP-30, em 2025. O anúncio foi feito aos mais de 100 participantes do I Congresso FEBTUR – Federação de Jornalistas e Comunicadores de Turismo, que está acontecendo em Salvador de hoje (1) a 3 de junho no Espaço de Eventos Mário Cravo, Casa do Comércio, pelo coordenador da Belemtur, André Cunha, um dos convidados especiais do evento.
Cunha relata que a confirmação de Belém como sede da mais importante conferência relacionada ao clima, divulgada pela ONU dia 26 de maio, foi recebida com muito entusiasmo e já está mobilizando a cidade. “Será feita uma reestruturação da indústria pphoteleira, terminal hidroviário, rodovias e todas as vias de Belém. Também estamos nos organizando para levar à cidade vários transatlânticos e navios de cruzeiro para servirem como hotéis”, adiantou.
A expectativa é que de 70 a 80 mil pessoas participem do evento, a ser realizado em novembro de 2025 e que vai tratar dos assuntos climáticos em especial na Amazônia. Segundo André Cunha, a Belemtur, da Secretaria Municipal de Turismo de Belém, a agenda começa a ser construída em parceria com a Secretaria estadual de Meio Ambiente. “O governo do estado está engajado nas questões ambientais, e o governador Helder Barbalho foi um grande articulador para recebermos a COP-30”.
A COP-30 – 30a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – reúne os ppaíses-membros (partes) anualmente para abaliar a situação das mudanças climáticas no planeta. É a maior e mais importante conferência atual relacionada ao clima e tem sua origem nas resoluções da ECO-92, a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, ocorrida no Rio de Janeiro em 1992.