A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para investigar a atuação do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) junto às comunidades indígenas em Mato Grosso do Sul iniciará as oitivas na próxima terça-feira (13/10), às 14h, no plenário Deputado Júlio Maia. Serão ouvidos o sociólogo e jornalista Lorenzo Carrasco e o jornalista Nelson Barretto. Também está prevista reunião da comissão para a quarta-feira (14), às 14h, no mesmo local.
Lorenzo Carrasco é autor do livro Quem manipula os povos indígenas contra o desenvolvimento do Brasil e coautor dos livros Máfia Verde: o ambientalismo a serviço do governo mundial e Máfia Verde 2: ambientalismo, novo colonialismo. Nelson Barretto é autor dos livros Revolução Quilombola e Tribalismo Indígena: Ideal Comuno-Missionário para o Brasil no século XXI: 30 anos depois.
A CPI é presidida pela deputada Mara Caseiro (PMDB). Marquinhos Trad (PMDB) é o vice-presidente e Paulo Corrêa (PR) o relator. Pedro Kemp (PT) e Onevan de Matos (PSDB) são os outros membros do grupo de trabalho. São suplentes os deputados Beto Pereira (PDT), Marcio Fernandes (PTdoB), Angelo Guerreiro (PSDB), João Grandão (PT) e Antonieta Amorim (PMDB).
A programação da semana no Legislativo estadual também contará com as sessões plenárias, terça, quarta e quinta-feira, às 9h, no plenário Deputado Júlio Maia. Quarta-feira (14/10), às 8h, haverá reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), no plenarinho Deputado Nelito Câmara, para deliberação de pareceres a projetos que entrarão na pauta de votação dos dias seguintes.