Há várias décadas Dourados é conhecida pela pujança no setor do agronegócio, contudo, nos últimos anos vem surgindo novas facetas para a economia da segunda maior cidade do estado. Agora um novo e promissor segmento está plena expansão, o gastronômico, graças principalmente a implantação do curso de Gastronomia da Unigran. Esse movimento tem aflorado a criatividade do douradense na cozinha e é claro, o apetite também. Para ir ao encontro dessa vertente os chefs Marlon Libório e Gabriel Pimentel idealizaram a primeira edição do Festival Gastronômico Terra Vermelha, que fora realizado entre os dias 23 e 24 de junho no Parque dos Ipês.
O evento teve como temática a história da culinária brasileira, que foi contada através de saborosos e diversificados pratos, que traçaram uma linha do tempo na evolução do setor no país, das origens às tendências contemporâneas, abrangendo toda a rica e diversificada gastronomia que se construiu nestes mais de 500 anos de Brasil. Participaram ainda outros chefs radicados na cidade, como também de outras regiões do Mato Grosso do Sul. Foram mais de 10 estandes, cada um liderado por um chef e com um cardápio único.
Quem compareceu ao evento pode desfrutar de uma ampla gama de pratos, todos com preços acessíveis. Aqueles que levaram os filhos puderam contar com um espaço kids, onde as crianças permaneceram em segurança e entretidas enquanto os pais comiam tranquilamente. Além de sucos, refrigerantes e cervejas convencionais, foram oferecidas diversas opções de cervejas artesanais para todos os gostos. Fizeram sucesso muitos pratos típicos da culinária pantaneira, como macarrão de comitiva, varal de carnes, entres outros.
Os convidados não só saborearam o vasto cardápio, como também puderam aprender a reproduzir algumas das iguarias, através das aulas show, realizadas em um mini auditório montado exclusivamente para esse fim. As aulas foram gratuitas e as inscrições realizadas no local.
Alguns dos estandes foram reservados aos acadêmicos do curso de Gastronomia da Unigran, que usaram a oportunidade para colocar em prática um pouco do conhecimento que adquiriram nas aulas. Conforme o chef Libório, um evento desta magnitude, com dois dias de duração e com mesas lotadas durante todo o período, foi uma exímia aula prática para os futuros chefs, que puderam lidar de perto com o público, conhecer suas preferências e exigências e assim aprimorarem a técnica, tanto no âmbito da cozinha como no quesito atendimento.
O curso de Gastronomia da Unigran tem duração de quatro semestres e conta com turmas nos períodos matutino e noturno. Dispõe de uma cozinha bem equipada e ampla, com todos os utensílios e equipamentos necessários para a produção em larga escala. A grade curricular possui teor generalista, entregando ao mercado um profissional capaz de atuar em todas as
vertentes gastronômicas. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (67) 3411-4223 e também pelo e-mail gastronomia@unigran.br.