Cursos do Pronatec serão retomados em julho

-

Pronatec vem formando novos profissionais em Ponta Porã. Foto: Lucho Rocha
Pronatec vem formando novos profissionais em Ponta Porã. Foto: Lucho Rocha

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), desenvolvido através de parceria da Prefeitura de Ponta Porã com o Governo Federal, terá novos cursos a partir de julho. Neste ano deverá ser inserida a modalidade de ensino à distância (EAD).

De acordo com o professor Carlos Eduardo Graeff, coordenador do Pronatec em Ponta Porã, a relação de cursos que serão oferecidos neste ano deve incluir também o programa Jovem Aprendiz e o “Mulheres Mil”.

Graeff disse que no dia 27 de maio passado participou de um Fórum do Pronatec em Campo Grande e que agora os cursos selecionados para Ponta Porã estão sendo homologados através do Guia 2015 do Ministério da Educação.

Ele ressalta que um outro programa que também está chegando em Ponta Porã é o Bolsa Formação. “É um programa que vai atender apenas pessoas desempregadas, que terão oportunidade de buscar uma formação recebendo uma bolsa”, disse.

E a grande novidade do Pronatec serão os cursos de EAD, possibilitando que as pessoas que não possuem tempo para freqüentar o curso em sala de aula, poderão fazer no horário que achar melhor através da internet. Também terá oferta dos cursos de formação continuada, favorecendo quem já fez cursos como de auxiliar administrativo.

Durante o primeiro semestre do ano passado, a Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Governo Federal, ofereceu 39 cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Em dezembro de 2014, um grande evento organizado Secretaria Municipal de Assistência Social marcou a formatura de 705 alunos que concluíram os cursos técnico-profissionalizantes.

Para este ano, a Prefeitura de Ponta Porã solicitou junto ao Ministério da Educação, um total de 1.775 vagas, sendo 450 vagas para sete cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR); 880 vagas para 23 cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e mais 445 vagas em 15 cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

plugins premium WordPress