Dados geográficos de Dourados estão disponíveis no site da prefeitura

-

Desde a segunda quinzena do mês de março passado, a população de Dourados conta com mais uma ferramenta para obter informações diversas sobre a cidade. Trata-se do WebGIS, uma plataforma digital dinâmica para consulta quanto ao zoneamento, sistema viário, informações cadastrais de lotes e outros dados geográficos do município.

Disponibilizado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, o WebGIS (Web Geographical Information System) é um sistema que permite a visualização e consulta de dados geográficos sobre uma determinada área através de uma página da internet.

A secretária municipal de Planejamento, a arquiteta Adriana Benício, explica que os dados disponibilizados no WebGIS facilitam o acesso à informação para a população e para os profissionais, “que para determinadas situações não precisaram ir até a prefeitura para ter acesso aos dados básicos do imóvel”.

Além dos mapas da legislação urbanística municipal, o cidadão pode acessar com o número da inscrição imobiliária do imóvel, informações sobre os dados cadastrais do imóvel, zoneamento de uso e ocupação do solo, hierarquia viária, entre outras informações.

“Sua principal função é integrar esses dados com objetos geográficos, permitindo a ampliação das características das pesquisas e os resultados encontrados. Por meio de mapas, cadastros e documentos, os usuários podem navegar e cruzar informações de diferentes áreas de atuação”, explica a secretária de Planejamento.

De acordo com Adriana Benício, nesse sistema o usuário tem a possibilidade de manipular diferentes níveis de informação (Camadas – Menu superior lateral direito), comparando os dados disponíveis de acordo com seu interesse ou necessidade.

Acesso ao WebGIS pode ser feito pelo endereço eletrônico https://geodourados.dourados.ms.gov.br/ . Também é possível acessar o manual de instruções no link https://geoftp.dourados.ms.gov.br/tutorial/webgis.pdf

plugins premium WordPress