A vereadora Daniela Hall (PSD) cobrou melhorias para o Centro Homeopático de Dourados, durante a sessão desta segunda-feira (27). A parlamentar esteve recentemente no local ouvindo pacientes que relataram estrutura precária. Além disso, informaram que existe apenas uma médica homeopata atendendo somente no período da manhã, de segunda à sexta-feira, o que faz com que muitas pessoas não tenham acesso ao serviço.
Por causa disso, a vereadora solicitou informações junto à Prefeitura de Dourados e pediu uma atenção maior do Executivo para o Centro homeopático de Dourados, que foi o primeiro do Brasil e referência de bom atendimento para o país em anos passados. O prédio em que funciona os atendimentos foi inaugurado em março de 2000, portanto há 17 anos.
A homeopatia é uma terapêutica do campo médico, cujo profissional é formado em medicina, com especialização em medicamentos homeopáticos. Desde 2006, o Sistema Único de Saúde (SUS) adotou a medicina homeopática, acessível à população em geral, já que o tratamento é bem mais barato em comparação aos convencionais.
Criada em 1796 pelo alemão Samuel Hahnemann, a homeopatia é fundamentada no princípio dos semelhantes, isto é, o tratamento, tanto para sintomas físicos quanto para psicológicos, é feito por meio de substâncias que causam sintomas “semelhantes” aos da doença que será tratada e estimulam o organismo a reagir contra a enfermidade. Estas substâncias provocam uma reação do organismo, por isso, o médico precisa ter o conhecimento dos sinais e sintomas objetivos e subjetivos da pessoa, a fim de encontrar um medicamento individualizado e que leve em consideração a totalidade.
Requerimentos
Durante a sessão, a vereadora Daniela Hall também demonstrou preocupação para a informação de que por falta de insumos básicos como gaze e esparadrapo o Hospital Universitário estaria suspendendo atendimentos. A vereadora encaminhou pedido de informações ao Hospital. Também pediu explicações da prefeitura sobre a data de entrega das casas do Conjunto Habitacional do Campina Verde I e II, cujas obras estariam prontas e meses.
Preocupada com o grande fluxo de veículos e riscos de acidentes, Daniela também fez a indicação para a possibilidade do corpo técnico da Prefeitura avaliar a possibilidade de transformar a Rua Manoel Santiago em mão-única.
Também solicitou o patrolamento e cascalhamento de ruas que ainda não foram asfaltadas no bairro Altos do Indaiá. A vereadora também pediu uma limpeza na área onde está sendo construída a estação de transbordo no jardim Climax, e estudos sobre a viabilidade técnica de duplicar a rua José Correia de Almeida no trecho entre a Joaquim Teixeira Alves e Antônio Emílio de Figueiredo.