Distrito de Itahum recebe mutirão do CCZ

-

O distrito de Itahum recebe um mutirão de combate à dengue organizado pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da Prefeitura de Dourados. As atividades começaram na terça-feira, dia 19, e termina nesta quarta-feira, dia 20.

A intenção é reforçar o combate à doença e lembrar à população sobre a importância de manter o cuidado com os quintais. “Estamos intensificando as ações para não perder o foco. A dengue não tira férias, então não podemos descuidar”, lembrou a coordenadora do CCZ, Rosana Alexandre da Silva.

Até o momento, foram notificados este ano 135 casos de dengue em Dourados, sendo apenas 30 positivos. O índice é considerado baixo, mas só será mantido se a população colaborar mantendo as ações preventivas.

“Este ano não tivemos um inverno tradicional. Estamos com as temperaturas oscilando entre 20 e 25 graus, sendo estas condições propícias para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, por isso a importância de manter as ações intensificadas”, explicou Rosana.

No mutirão, as equipes do CCZ realizam visita domiciliar, orientando sobre os hábitos que devem ser mantidos para que não haja criadouro do mosquito Aedes aegypti. Na ocasião, os agentes ainda fazem panfletagem educativa sobre leishmaniose viceral e escorpião. A expectativa é atingir 400 domicílios no distrito.

Leishmaniose – O trabalho de combate à leishmaniose também tem sido intenso em Dourados. Até o momento foram realizados em todo municípios 1.879 exames em busca de detectar a doença em animais, sendo que 391 casos foram considerados positivos. Em humanos, foram quatro casos detectados, todos com cura dos pacientes.

“Com as intensas ações preventivas do CCZ e o apoio da população, estamos conseguindo fazer com que estes casos não aumentem. Mas, assim como no combate à dengue, é preciso que todos colaborem e mantenham cuidado constante”, lembrou Rosana.

Além das orientações feitas rotineiramente em todas as casas em visitas domiciliares e mutirões, a prefeitura ainda mantém uma equipe específica para os combates à leishmaniose para trabalhar, principalmente, nos bairros onde já houve casos notificados da doença em cães e humanos.

Nestas atividades específicas são aplicados inseticidas, colocadas armadilhas para identificar a presença de flebotomíneo (mosquito transmissor da doença) e coleta de sangue para exames em animais possivelmente infectados. As atividades tem surtido o efeito esperado.

Ações compartilhadas – Outro distrito que recebe mutirão nesta quarta-feira é o de Vila São Pedro. Atividades de combate à dengue e leishmaniose são apenas algumas das levadas através da Ação Compartilhada realizada por órgãos de vigilância em saúde e da atenção básica. A programação ainda conta com conscientização sobre agravos do trabalho, aplicação de doses de vacinas, combate às mais diversas doenças, entre outros.

O conjunto de ações faz parte de uma determinação do prefeito Murilo em trabalhar com os serviços de saúde focados, principalmente, na prevenção. A intenção é que a população esteja bem informada e evite ficar doente, mantendo assim uma melhor qualidade de vida e desafogando os serviços de saúde para que estes estejam sempre prontos para o atendimento a todos que procuram.

plugins premium WordPress