Dobram contratações pela Casa do Trabalhador em Dourados

-

Dourados continua contratando trabalhadores, aquecendo a economia e gerando renda. (Foto: Chico Leite)
Dourados continua contratando trabalhadores, aquecendo a economia e gerando renda. (Foto: Chico Leite)

Resistindo à crise que assola o país, o emprego reage bem em Dourados. No mês de agosto indústrias e empresas prestadoras de serviços, principalmente, realizaram 130 contratações formais pela Casa do Trabalhador. Esse número é o dobro da média das contratações dos primeiros sete meses do ano, que variou de 50 a 60.

O resultado do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego de agosto só será divulgado depois do dia 15, mas Dulcineia Lisboa, coordenadora de vagas, acredita que as contratações pela Casa do Trabalhador são indicativos de que haverá crescimento no emprego.

Nesta segunda e terça-feira a média de vagas ofertadas era de 80 por dia, muito superior à média de 30 verificada nos meses anteriores a julho. “A gente percebe que as empresas estão voltando a contratar, principalmente a indústria e o setor de serviços”, explica Dulcineia.

Mesmo com uma retraída nos primeiros meses do ano, Dourados foi o grande gerador de empregos em Mato Grosso do Sul no primeiro semestre, criando 963 novos empregos, o dobro do segundo colocado.

A maioria das vagas ofertadas foi no segmento industrial na área de serviços. Há várias vagas para mecânico, serralheiro, motorista canavieiro, eletricista, operador de máquinas e soldador, por exemplo. A maioria das vagas nessa área atende o público masculino, que acaba tendo melhor qualificação.

Até o setor de comércio, que praticamente não contratava nos últimos meses, está reagindo e passando a oferecer emprego também.

O atendimento na Casa do Trabalhador é feito das 7h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira. A unidade de Dourados atende também os municípios de Douradina, Itaporã, Fatima do Sul, Jateí, Juti, Caarapó.

A Casa do Trabalhador funciona na Avenida Weimar G. Torres, 1.680-B, no centro de Dourados, dentro da Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável), com telefone 067 3421 9031. O trabalhador pode fazer o cadastro e consultar vagas no local. As empresas interessadas em ofertar vagas também pode procurar o órgão no mesmo local.

O desenvolvimento econômico de Dourados acontece apoiado na politica de melhoria da infraestrutura, desburocratização e qualificação profissional adotada pelo prefeito Murilo. Ainda favorecem Dourados a logística favorável, o bom desempenho da indústria local e do setor de prestação de serviços para 38 municípios e o crescimento da construção civil.

plugins premium WordPress