Dourados dá a volta por cima e passa a ser divulgado internacionalmente

-

Com a escolha como “Cidade Celebração” Dourados entra também para a história olímpica internacional. Foto: Chico Leite
Com a escolha como “Cidade Celebração” Dourados entra também para a história olímpica internacional. Foto: Chico Leite

Depois de ser conhecida pela mídia nacional e internacional por escândalos políticos e pelo caos que se instalou no município, Dourados deu a volta por cima. A administração do prefeito Murilo que assumiu o desafio de resgatar a credibilidade e colocar novamente a cidade no rumo certo, começa a colher os frutos de todo o enfrentamento feito ao longo de praticamente quatro anos.

Nesse período foi considerada como a que apresenta maior volume de obras, única que tem em construção nove Centros de Educação Infantil simultaneamente, a que mais constrói casas e que implanta pavimentação asfáltica. Foi destaque nacional na geração de empregos e agora, a consagração com a escolha junto a outros 83 municípios do Brasil a ter o direito de não só ver pela televisão a tocha olímpica das Olimpíadas de 2016, como de proporcionar a comunidade local a oportunidade de acompanhar o percurso desse instrumento por pelo menos 13 quilômetros dentro da cidade.

Paola Burle e Antônia Moura, coordenadoras do Grupo 4 do Comitê de Revezamento da Tocha Olímpica da Olímpiadas Rio 2016 permaneceram em Dourados na quarta e quinta-feira dias 8 e 9, tratando do trajeto da tocha na cidade. Na quinta-feira de manhã, na reunião no Gabinete do prefeito Murilo, foi definida a formação de um comitê local, composto por membros representantes de secretarias e de órgãos de segurança pública.

A previsão é de que a tocha olímpica passe por Dourados na penúltima semana de junho, pernoitando na cidade e percorrendo entre 13 e 15 quilômetros de ruas na área central e bairros. O traçado já está pré-definido a partir de um estudo feito em conjunto com a Prefeitura, mas o comitê local indicará ajustes ao comitê nacional para tornar mais bonito e de modo a comtemplar mais pessoas.

Coordenou a reunião juntamente com Paola e Antônia o diretor-presidente da Funed (Fundação de Esportes de Dourados), Antônio Coca. Participaram secretários e representantes de secretárias, Guarda Municipal, do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e DOF.

Dourados é uma das 83 cidades do Brasil chamadas “Cidades Celebração”. São cidades onde será feito o fim do revezamento a cada dia, com um grande evento, que será na Praça Antônio João. Haverá inclusive shows musicais, com atração nacional. O trajeto final da tocha em Dourados e também no Brasil só será divulgado quando estiver tudo definido. Por enquanto só estão definidas as 83 cidades principais. Durante o percurso pelo Brasil a tocha passará por 300 cidades em todas as regiões.

A seleção das pessoas que conduzirão a tocha será feita pelos patrocinadores oficiais do Revezamento, Coca-Cola, Nissan e Bradesco. O cadastro já está sendo aberto e serão feitas 4 campanhas nacionais nesse sentido até outubro. Cada condutor correrá com a tocha por um percurso de cerca de 200 metros. Eles deverão ter no mínimo 12 anos de idade completa, não podem ter cargo político, nem antecedentes criminais.

O prefeito Murilo determinou à sua equipe que faça estudos para criar eventos concomitantes ao evento principal para que Dourados seja uma das cidades celebrações mais bonitas na rota de revezamento da tocha.

Em outubro, Paola e Antônia voltam a Dourados para mais uma reunião de trabalho com o comitê local, ajustando as ações para a passagem da tocha.

DOURADOS

Dourados foi escolhida pelo Comitê Organizador para ser uma cidade celebração por causa de sua excelente logística e condição de polo regional. Foi avaliado também o desenvolvimento da cidade e a capacidade da administração pública de dar suporte às ações para a passagem da tocha. Nesse contexto, o trabalho e a seriedade da administração do prefeito Murilo teve papel fundamental na escolha da cidade.

Definida a cidade e, ao ser convidado, o prefeito aceitou o convite imediatamente. Murilo entende que a passagem da tocha pela cidade deixará um legado não só para o esporte, mas também para a economia. Dourados já está sendo mencionada pela mídia nacional como um dos destaques da rota de revezamento da tocha olímpica. A infraestrutura turística, com ótima capacidade hoteleira e gastronômica, também foi fundamental na escolha de Dourados.

plugins premium WordPress