Dourados ganha ferramenta digital que vai transformar atendimento ao cidadão

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A Prefeitura de Dourados dá mais um passo rumo à transformação digital da administração pública. Nesta quinta-feira, dia 10 de julho, será lançada oficialmente durante solenidade no Centro de Convenções Antônio Tonanni, a nova plataforma digital desenvolvida pela empresa de tecnologia Aprova Digital e que foi contratada por meio de licitação pública. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Planejamento e pelo Instituto Municipal de Meio Ambiente (Imam).

A nova ferramenta tem como foco principal facilitar o acesso do cidadão aos serviços públicos, promovendo mais transparência, rapidez e eficiência nos processos administrativos. Pela primeira vez, Dourados contará com um sistema online para recebimento, análise e aprovação de projetos técnicos e ambientais, processos que, até então, só podiam ser feitos de forma presencial.

O prefeito Marçal Filho enfatiza a importância da iniciativa. “É um avanço importante para a cidade. Profissionais como arquitetos, engenheiros, urbanistas, estudantes e empresários poderão protocolar seus projetos diretamente pela internet, sem precisar se deslocar até a Prefeitura, enfrentar filas e manusear diversos documentos”, destaca. “Com essa iniciativa damos mais um passo para adotar o regime de papel zero na Prefeitura de Dourados, com os serviços sendo prestados ao cidadão de forma online, com segurança e rapidez”, completa o prefeito.

Marçal Filho destaca ainda que tão importante quanto zerar o uso de papel e reduzir a burocracia na Prefeitura de Dourados é que a partir da implantação do sistema pela Aprova Digital o tempo de aprovação de Alvará de Obra, Habite-se, Desmembramento de Imóveis, Remembramento de Imóveis e Acessibilidade será reduzido em, no mínimo, 50%. “Estamos inaugurando uma nova etapa na Gestão Municipal em Dourados, onde arquitetos, engenheiros, urbanistas e todos aqueles que precisam aprovar um projeto ou emitir um alvará poderá fazer isso da sua casa ou empresa, sem precisar perder tempo em filas ou sofrer com a burocracia”, comemora o prefeito.

A plataforma contará com quatro opções de ingresso, atendendo de forma específica os diferentes perfis de usuários. Entre os principais benefícios estão a redução da burocracia e mais agilidade na emissão de documentos como alvarás e licenças ambientais.

Para o secretário de Planejamento, Fábio Luís, esse é um passo decisivo para tornar Dourados uma Cidade Inteligente, alinhada às tecnologias modernas e às reais necessidades da população. “Estamos iniciando uma nova fase na gestão pública, por determinação do prefeito Marçal Filho”, ressalta. “Essa modernização representa um ganho de tempo e qualidade tanto para o cidadão quanto para o nosso servidor”, finaliza Fábio.

APROVA DIGITAL

A Aprova Digital foi fundada pelo arquiteto Marco Antonio Zanatta, em 2017, com a missão de resolver um desafio real do setor público: a complexidade e a ineficiência dos processos administrativos. Movido pela visão de que a tecnologia pode transformar a gestão pública, reuniu um time de especialistas para criar uma plataforma capaz de simplificar e modernizar os processos burocráticos.

Desde a sua fundação, a Aprova tem se dedicado a melhorar a experiência dos servidores e gestores, criando soluções digitais que tornam o trabalho mais simples e eficiente. O Aprova Digital já ajudou a transformar dezenas de municípios nas cidades mais inovadoras do país, tornando os processos que anteriormente eram demorados, custosos e em papel, em processos rápidos, baratos e 100% digitais.

A empresa fomenta a excelência na prestação de serviços, buscando promover, interna e externamente, uma cultura ética e transparente, principalmente nos processos que envolvam o tratamento de dados pessoais. Desta forma, implementa melhorias constantes em suas atividades, seja por meio de palestras, treinamentos, informativos e políticas, buscamos criar um ambiente seguro e íntegro, promovendo os mesmos valores com todos os clientes, fornecedores e parceiros.

A Aprova está presente em mais de 100 municípios, recebendo mais de 40 mil processos por mês e atendendo mais de 21 milhões de contribuintes. O programa gera 10 vezes mais eficiência nos atendimentos, tramitação e aprovação dos projetos. Na Prefeitura de São Paulo, por exemplo, o tempo de aprovação dos projetos foi reduzido de 21 meses para apenas 3 meses.

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