Desde sexta-feira, os moradores de Dourados e região ganharam uma nova opção de acesso à capital do Estado. É o retorno da ligação aérea que já foi feita pela Trip e agora está sendo retomada pela Passaredo.
A companhia fará uma freqüência de domingo a sexta-feira com partida de Dourados às 15h45 e retorno de Campo Grande às 18h05. A passagem pode ser comprada com antecedência por R$ 79,00.
O primeiro voo, na tarde de sexta-feira, na aeronave ATR 72-600 prefixo PR-PDB, apelidada de Canário, transportou 11 passageiros. No retorno outros 11 passageiros desembarcaram em Dourados.
Entre os passageiros a empresária do setor de hotelaria em Dourados Neiva Casagrande Teló, 49, que viajou com a família. “Pra gente é muito importante essa ligação; é mais uma opção para se chegar e sair de Dourados”, disse. Além de facilitar a vida dos empresários, segundo Neiva, ajuda a promover o turismo.
O servidor público federal Bruno Nunes, 35, retornou para Brasília, cidade onde trabalha, depois de visitar parentes em Dourados, num voo por Campo Grande. Mas, para ir até a capital preferiu usar o avião em vez do ônibus. “No meu caso ficou mais em conta comprar passagem por Campo Grande, mas esse voo facilitou bastante a minha vida. Vou esperar apenas 50 minutos para embarcar no novo voo; melhor que quatro horas dentro de um ônibus”, ressaltou.
Já para o empresário da área de educação Heron Milan, 54, Dourados precisava há muito tempo de um voo para a capital. “Fazia bastante falta depois que a Trip deixou de operar; esperamos que esse processo de expansão dos vôos continue”, afirma.
Heron disse ainda que a ampliação dos vôos consolida a expansão econômica da cidade de Dourados. Ele ressalta o grande movimento de pessoas de Dourados para participar de simpósios, cursos e outros eventos e que o transporte aéreo facilita muito. “Eu mesmo embarco às 3h aqui em Dourados e às 10h estou em Copacabana; facilita muito a vida da gente”, destaca.
O prefeito Murilo tem trabalhado para melhorar constantemente o aeroporto e possibilitar a ampliação dos vôos. Esse trabalho é feito desde que ele era vice-governador do Estado. O prefeito aguarda agora o aumento da espessura da pista, cujos recursos já estão disponíveis para o Governo do Estado fazer a obra e trabalha para obter recursos federais para melhorar a estação de passageiros.
A Passaredo já opera em Dourados, com sucesso, dois vôos diários para São Paulo (Guarulhos), com partidas às 10h40 e 19h. Mais informações sobre os voos podem ser obtidas no site da Passaredo (www.voepassaredo.com.br). Aos sábados só há o voo das 10h40 e no domingo o das 19h.
Além disso, a Azul opera mais dois vôos diários também para a capital paulista (Campinas), com partidas às 3h e 14h. Aos sábado a partida é às 3h e no domingo às 9h45 e 14h55. Essa empresa começa um terceiro voo por dia em fevereiro para São Paulo.