Em 4 anos, Murilo qualificou mais de 5 mil trabalhadores

-

Em setembro deste ano o prefeito Murilo fez a entrega de certificados para mais de 600 novos profissionais. Foto: A. Frota
Em setembro deste ano o prefeito Murilo fez a entrega de certificados para mais de 600 novos profissionais. Foto: A. Frota

Além de investir em educação, saúde, infraestrutura e programas de atração e promoção de investimentos, o prefeito Murilo criou um programa de qualificação de pessoas para dar suporte ao desenvolvimento de Dourados. É o Qualifica Dourados/Pronatec, que já capacitou 5.268 trabalhadores desde meados de 2011, quando Murilo assumiu a Prefeitura.

Este ano estão sendo formados 1.240 trabalhadores. Nesta quinta-feira, dia 11, às 19h, no auditório da Aced (Associação Comercial e Industrial de Dourados), Murilo, Ledi Ferla, secretária de Assistência Social e os parceiros do programa fazem a entrega dos certificados às 696 pessoas que realizaram os cursos no segundo semestre. Os 544 do primeiro semestre já foram certificados. A solenidade faz parte da programação do “Dourados Brilha”.

Dos 1.240 trabalhadores capacitados, 595 foram em cursos ministrados pelo Senac e Senai, através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). 451 foram capacitados pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicato Rural. As outras 194 pessoas foram capacitadas em oficinas artesanais, também de parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal.

Em 2011, quando entrou em vigor, o Qualifica Dourados formou 674 trabalhadores. Em 2012 foram 1.499, em 2013 mais 1.855. Com os 1.240 de 2014 chega-se à 5.268. Para 2015, a Secretaria e o Ciat já pediram ao Ministério do Trabalho e Emprego mais 29 cursos, totalizando 596 vagas.

Desenvolvimento – Ao mesmo tempo em que criou o projeto “Polo de Serviços do Setor Sucroenergético de Dourados e Região” para fazer da cidade o polo de manutenção industrial do Estado, Murilo criou o Qualifica Dourados para dar suporte à implantação dos novos negócios. Também desburocratizou a tramitação de processos para a instalação de empresas.

Esses mecanismos, somados à credibilidade que a nova administração deu ao município, fez de Dourados um celeiro de empregos. “Não conseguimos medir exatamente o índice de empregabilidade dos formando do Qualifica Dourados, mas em torno de 80% ficam empregados logo após a conclusão dos cursos”, afirma a secretária Ledi Ferla.

“Outra parte faz a opção por abrir o seu próprio negócio, se formalizando no MEI (Micro Empreendedor Individual)”, diz a secretária. É o caso dos cursos na área de serviços, como as cabeleiras, por exemplo. “Todas as cabeleireiras formadas pelo Senac este ano, em setembro, já estão empregadas ou abriram seus próprios salões”, ressalta Ledi. No caso, são cursos técnicos de 560 horas.

Todas as capacitações do Pronatec são acima de 160 horas. Além do de cabeleireira já citado, são cursos como de os cursos de mecânico de máquinas agrícolas, padeiro, costureiro industrial do vestuário, eletricista industrial, operador de processos químicos, desenhista da construção civil, confeccionador de lingerie moda praia, mecânico de motores ciclo otto, operador de computador, magarefe e vendedor, entre outros.

2015 – A Secretaria de Assistência Social e o Ciat (Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador) já fizeram a solicitação ao MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) dos cursos para o primeiro semestre de 2015. Estão sendo solicitadas 596 vagas para várias áreas, definidas, conforme pesquisa de demanda de mercado de emprego em Dourados.

Foram solicitados os curso de Costureiro Industrial do Vestuário (20), Serígrafo (20), Auxiliar de farmácia de Manipulação (20), Balconista de Farmácia (20), Vendedor (25), Operador de Caixa (20), Pedreiro de Alvenaria (20), Mestre de Obras (10), Cabeleireiro (17), Manicure e Pedicure (15), Agente de Proteção Social Básica (25), Depilador (15), Agente de Projetos Sociais (20), Massagista (15), Artesão de artigos indígenas (30), Artesão em bordado a mão (30), Aplicador de revestimento cerâmico (20), Confeccionador de lingerie e moda praia (40), Confeiteiro (15), Salgadeiro (20), Eletricista de automóveis (20), Mecânico de motocicleta (20), Mecânico de máquina de costura (20), Mecânico de máquinas industriais (20), Pedreiro de revestimento em argamassa (20), Preparador de doces e conservas (15), Torneiro mecânico (20), Cozinheiro (20) e Montador e reparador de computador (24).

As matrículas para os cursos serão abertas assim que o MTE confirmar e autorizar o número de vagas solicitadas. As matrículas serão feitas na sede do programa Qualifica Dourados, na Rua Firmino Vieira de Matos, 301, no centro. O Telefone 3411-7718. Informações também podem ser obtidas nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social).

plugins premium WordPress