Energisa combate furto de energia em área invadida de Dourados

-

Técnicos da empresa fizeram os cortes na manhã desta terça-feira. (Foto:Divulgação)

Mais uma ação de combate às ligações clandestinas de energia foi realizada pela Energisa MS na manhã desta terça-feira (29), em Dourados. A operação, que envolveu 15 equipes da distribuidora, aconteceu na área Sitioca Campo Belo – localizada próximo a Embrapa – e contou com o apoio da Polícia Militar.

Foram constatadas e retiradas 350 ligações irregulares. O objetivo da ação é garantir a segurança das famílias que vivem no local e proteger a rede de distribuição de energia que abastece os clientes regulares do município.

A área invadida existe desde 2014. Essas ligações consumiram em média 445MWh/ano, o que equivale a R$ 222 mil reais/ano. O prejuízo também é sentido na arrecadação de ICMS no estado. 

A concessionária atua em todo o estado no combate a furtos de energia, uma obrigação regulatória determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Além de ser crime e gerar impacto nas tarifas de clientes regulares, as ligações clandestinas oferecem riscos à população já que podem ocasionar acidentes com choques elétricos, curtos-circuitos e incêndios, sobrecarregam e comprometem a confiabilidade da rede de distribuição de energia.

Conforme a Resolução 414 da ANEEL, as distribuidoras de energia só podem regularizar o fornecimento de energia em áreas invadidas com a permissão do poder concedente: Governo, Prefeitura Municipal ou Ministério Público.

Vale lembrar que para denunciar casos de furto de energia, o cliente deve entrar em contato pelo Canal de Atendimento – Call Center 24 horas: 0800 722 7272.

plugins premium WordPress