Energisa combate furto de energia em bairro de Dourados

-

Técnicos da empresa estiveram nos locais onde havia suspeita de furto e fizeram o desligamento das unidades. (Foto: Divulgação)

A Energisa MS realizou na manhã desta quarta-feira (16), mais uma ação de combate às ligações clandestinas de energia, em Dourados. O objetivo da operação é garantir a segurança das famílias que vivem no local e proteger a rede de distribuição de energia que abastece os clientes regulares do município. A ação foi realizada no bairro Parque do Lago, envolveu sete equipes de inspeção da concessionária e contou com o apoio do 3º Batalhão da Polícia Militar.

Foram constatadas e retiradas 100 ligações irregulares. A área invadida existe desde 2014 e a distribuidora já chegou a realizar outras operações no local. Essas ligações consumiram em média 132MWh/ano, o que equivale a R$ 66 mil reais/ano. O prejuízo também é sentido na arrecadação de ICMS no estado. 

A concessionária atua em todo o estado no combate a furtos de energia, uma obrigação regulatória determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Além de ser crime e gerar impacto nas tarifas de clientes regulares, as ligações clandestinas oferecem riscos à população já que podem ocasionar acidentes com choques elétricos, curtos-circuitos e incêndios, sobrecarregam e comprometem a confiabilidade da rede de distribuição de energia.

Conforme a Resolução 414 da ANEEL, as distribuidoras de energia só podem regularizar o fornecimento de energia em áreas invadidas com a permissão do poder concedente: Governo, Prefeitura Municipal ou Ministério Público.

plugins premium WordPress