Espetáculo “Crianceiras” encantou público em Ponta Porã

-

Espetáculo “Crianceiras” atraiu a atenção do público que lotou o Centro de Convenções de Ponta Porã. Foto: Lucho Rocha
Espetáculo “Crianceiras” atraiu a atenção do público que lotou o Centro de Convenções de Ponta Porã. Foto: Lucho Rocha

Crianceiras: O espetáculo cênico musical inspirado na obra do poeta Manoel de Barros foi apresentado nesta segunda-feira, dia 6, em dois horários, encantou e emocionou o público em sua grande maioria estudantes que lotaram o Centro de Convenções. Evento contou com o apoio do Governo do prefeito Ludimar Novais, através da Fundação de Cultura (FUNDAC), com entrada franca.

Concebido pelo músico sul-mato-grossense Márcio de Camillo, a partir da obra de Manoel de Barros, o mais aclamado poeta brasileiro da contemporaneidade, inspirado nas iluminuras da artista plástica Martha Barros, sob a direção do premiado diretor Luiz André Cherubini do Grupo Sobrevento de Teatro de Animação, de São Paulo, o musical Crianceiras reúniu poesia, música, imagem, ação e movimento em uma encenação delicada e bela, concebida por artistas criadores comprometidos com a arte contemporânea feita para crianças.

O espetáculo foi apresentado às 13h30min. e 15h no Centro de Convenções em Ponta Porã com apoio do Governo do prefeito Ludimar Novais, através da Fundação de Cultura (FUNDAC). A peça contribuiu para aproximar as crianças das artes: da literatura, da música, do teatro, do cinema de animação e da tecnologia digital, fazendo-se ponte da obra poética para a infância. Apesar de ser destinado a crianças, o espetáculo agrada a todas as idades, todos se rendem com entusiasmo ao humor, as brincadeiras com as palavras e a profundidade de Manoel de Barros.
A encenação apresentou a poesia interagindo com linguagens múltiplas, como as iluminuras da artista Martha Barros, filha do poeta Manoel de Barros, que ganham vida no cinema de animação e contracenam com os músicos e atores, ilustrando a linguagem poética na cena.

“O Crianceiras é uma homenagem que fiz para todas as crianças, porque eu queria ensinar para minha filha poesia de um jeito diferente”, conta Marcio, autor e intérprete principal do espetáculo. Para Luiz André, “Às vezes quando você faz um espetáculo para crianças você acaba tendendo a ideias muito preconceituosas sobre o que é uma criança. No espetáculo não há condições ou facilidades. Há um entendimento da criança como ser humano pleno e capaz de poesia, porque toda criança nasce poeta”.
O CD “Crianceiras”, lançado em 2011, foi indicado como “Melhor Álbum Infantil” de 2012 pelo Prêmio da Música Brasileira e no mesmo ano estreou em formato de videoclipes no Gloob.

plugins premium WordPress