O vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), no exercício do Governo de Mato Grosso do Sul por conta da viagem do governador Eduardo Riedel aos Estados Unidos para fortalecer o intercâmbio de captação de recursos junto ao Banco Mundial e agentes fomentadores de programa de defesa do Pantanal sul-mato-grossense, colocou a estrutura do Estado à disposição do Município de Dourados para o enfrentamento da situação de destruição causada pelo vendaval que abalou vários bairros na quarta-feira (30) à noite.
“O Estado se manifestou prontamente em apoio ao Município, as famílias atingidas pelos efeitos do vendaval não podem esperar, mas o Governo precisa de um pedido oficial, acompanhado do Decreto de Emergência com o levantamento detalhado da real situação ocorrida na cidade”, afirmou Barbosinha, durante visita na região do Residencial Greenville e Ildefonso Pedroso, onde conversou com moradores também de outros bairros atingidos.
De acordo com o governador em exercício, é preciso que os municípios se organizem para enfrentar dificuldades inesperadas. “Fatos dessa natureza exigem que estejamos preparados para não sermos surpreendidos, é preciso resposta rápidas em casos de catástrofes”. No começo da noite da sexta-feira (1), o prefeito Alan Guedes formalizou o pedido oficial, após publicação de Decreto de Emergência atualizado e Barbosinha já autorizou, em nome do Estado, a Defesa Civil do Município a adquirir telhas e parafusos para as casas destelhadas.
Antes do cumprimento desses protocolos por parte da Prefeitura, o vice-governador já havia informado ao governador Eduardo Riedel, nos Estados Unidos, da situação criada em Dourados por conta do fenômeno e foi orientado para que toda a ajuda fosse disponibilizada. “Estamos presentes aqui, ajudando a limpar a cidade, com homens, máquinas e caminhões da Agesul, a participação direta do engenheiro Jorge De Lúcia, chefe da Residência Regional, o nosso pessoal da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, enfim, a estrutura do Governo está à disposição do prefeito Alan Guedes para atender Dourados mais uma vez”, observou Barbosinha.