Acompanhado do empresário Tony Montalvão, responsável empresarial da empresa TNY Sport que possui sua sede em Jaboticabal e que atualmente é o gestor direto do Itaporã Futebol Clube da cidade do mesmo nome e que se prepara para estrear na série B do Campeonato Estadual de futebol Sul-mato-grossense, esteve nesta manhã de quarta-feira em visita ao diretor/presidente da FUNED (Fundação de Esporte de Dourados)
Na visita, o ex-jogador com passagem por nove clubes, sendo dois deles amadores e pelas seleções de bases e profissional português e que hoje está com 42 anos e encerrou a carreira aos 34 após sofrer uma grave lesão, tomou conhecimento através do diretor/presidente das atividades esportivas que são desenvolvidas pela autarquia.
Na visita a FUNED, João Pinto aproveitou e conheceu a infraestrutura do estádio Frédis Saldivar, o “Douradão” em um todo, inclusive os vestiários e fez questão de ter acesso ao gramado. “Muito lindo mesmo o estádio ! Está de parabéns a cidade que é muito linda e muito receptiva. Está de parabéns a cidade por ter esta joia de estádio” disse ele a reportagem.
Dizendo estar no Brasil em busca de aprender o que puder sobre o futebol brasileiro assim como conquistar e fazer amigos, João Pinto conta que atualmente está atuando como treinador e que reside na cidade de Porto, onde segundo ele foi criado. “Estou a trabalho no Brasil; não estou de férias, e sim em busca de aperfeiçoamento técnico e tático sobre o futebol brasileiro, para que possa no futuro aplicar nas equipes que caso venha a trabalhar” relatou o ex-zagueiro.
João Pinto conta que iniciou a carreira com 14 anos na cidade do Porto atuando como médio volante no clube amador Chelas e depois foi para o S.L Olivais na mesma categoria e posição.
Do S.L Olivais, João Pinto se transferiu para o clube Oriental onde se profissionalizou e passou por determinação do técnico da equipe a atuar como zagueiro central.
Depois do Oriental o ex-zagueiro passou por uma peregrinação de grandes clubes de Portugal, pela ordem, Campomaidrense; Belensense; Futebol Clube do Porto e Benfica, de onde saiu para o Murcia da Espanha e encerrou a carreira no Sion da Suíça após sofrer uma séria lesão em uma das coxas aos 34 anos. “Com a lesão senti que era o momento de me aposentar e foi o que fiz. Agora vou atuar como técnico de futebol, daí estar em visita ao Brasil que é para conhecer os trabalhos que são desenvolvidos pelos técnicos brasileiros” concluiu o ex-zagueiro, que no período da tarde deverá visitar a cidade de Itaporã acompanhado do empresário Tony Montalvão.
fator que o levou a ser convocado para a seleção nacional Sub-21 e posteriormente para a seleção profissional onde ficou como titular nos anos de 2001 e 2002.