Fórum e caminhada fecham a programação do “Setembro Amarelo”

-

Prefeitura realiza ações de prevenção ao suicídio na campanha. –

Durante todo o mês, várias atividades ocorreram em espaços públicos e instituições parceiras com a temática de prevenção ao suicídio, dentro da programação do “Setembro Amarelo”. Nesta quinta-feira, dia 27, vai ocorrer um Fórum com esta temática, no bloco 10 da Unigran, a partir das 7h.

Ainda no dia 27, um “bate papo” sobre o tema, tem início a partir das 8h, no Cras da Vila Cachoeirinha.

No dia 29, haverá caminhada pela vida, às 8h, com saída na Paróquia São Jose do Operário, marcando o encerramento das ações da campanha direcionada pela Prefeitura de Dourados. Haverá concentração do movimento às 10h, na Praça Antônio João.

A Secretaria Municipal de Saúde estruturou a programação do Setembro Amarelo com o tema “Falar é a Melhor Solução”, por meio da Raps (Rede de Atenção Psicossocial), com instituições parceiras e apoio das secretarias de Assistência Social e de Educação.

O Fórum no dia 27 acontece com a parceria da Unigran. O secretário de Saúde Renato Vidigal participará do evento.

O credenciamento tem início às 7h. A primeira ministração será feita pelo médico psiquiatra do Caps II, Teodoro Custódio da Silva Junior. Posteriormente, Michele Ramos, da Rede Psicossocial da Secretaria de Estado de Saúde, leva palestra com dados regionais de debate sobre prevenção.

O suicídio na Reserva indígena de Dourados será um tema abordado pelo médico Zelik Traijber. Sandro de Toledo, pesquisador no campo da suicidologia e neurociências abordará o tema “Biologia dos Transtornos e a Relação com o Suicídio”.

Uma mesa redonda encerrará o fórum.

A inscrição para o evento é gratuita e aberta à comunidade. O intuito é envolver profissionais da saúde e da assistência social, no entanto, qualquer pessoa pode participar.

A programação do mês contou com oficinas, palestras diversas e teve a participação da Rede de Assistência Psicossocial, que inclui a Atenção Básica e Especializada da Saúde, instituições como Caps Ad, Caps II, Pronto Atendimento Infantil, UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Centro de Atendimento a Mulher, Hospital Universitário, Sesai, a Semas, Semed, Universidade Federal da Grande Dourados e Unigran.

plugins premium WordPress