Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa é oficializada

-

foto_toninho-souzaA Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, proposta pelo deputado estadual Renato Câmara, foi oficializada ontem (19/9) na Assembleia Legislativa, com assinatura do termo de compromisso dos parlamentares e representantes de órgãos e instituições que compõem o grupo. O objetivo da Frente é proporcionar espaço para implementação de políticas públicas que garantam a cidadania aos idosos. Prestigiaram a iniciativa, idosos de várias cidades do Estado.

A solenidade marcou o lançamento oficial da Frente que fica instituída até dezembro de 2018. Assinaram o termo de posse os representantes do seguintes órgãos:

  • Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI);
  • Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social
    (COEGEMAS);
  • Promotoria de Justiça do Idoso;
  • Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast);
  • Departamento de Trânsito (Detran);
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS);
  • Universidade Católica Dom Bosco (UCDB);
  • Secretaria de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP);
  • Secretaria de Estado, Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei);
  • Agência Estadual de Habitação Popular
  • Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano.

Junto ao deputado Renato Câmara, coordenador, participaram os parlamentares Angelo Guerreiro, Antonieta Amorim, Beto Pereira, João Grandão e Marcio Fernandes.

Idosos de várias cidades do Estado prestigiaram o lançamento da Frente reconhecendo a importância da iniciativa e de que há muito a se fazer por eles. “É um avanço para os idosos de Mato Grosso do Sul, nos sentimos mais esperançosos sabendo que existem pessoas lutando pelos nossos direitos, pois tem muita coisa que precisa melhorar. A maioria de nós vive com um salário mínimo e o valor que gastamos com os remédios acaba com o salário. O idoso precisa comer, precisa vestir, precisa de lazer”, fala dona Isa Eva Vasquez de 60 anos.

O representante da UFMS, Eduardo Ramires, ressaltou que uma das principais lutas da Frente deve ser a de ressignificar o conceito de envelhecimento, que hoje é sinônimo de limitações e esquecimento. Também lembrou que esse é um problema de todos: “estamos lutando por causa própria. Daqui a alguns anos nós estaremos na terceira idade, a luta de hoje também é por nós”.

O prefeito de Ivinhema Elder Uilson (Tuta), representando a Associação de Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), falou do comprometimento de Renato Câmara pela Terceira Idade: “Em seus dois mandatos como prefeito desempenhou vários trabalhos para garantir o bem-estar dessas pessoas. É um orgulho para nossa cidade tê-lo na Assembleia Legislativa e, agora, à frente deste grupo”.

Para Renato Câmara, a Frente é um espaço para apresentar ações, trabalhos, projetos que possam implementar as políticas públicas específicas para as pessoas acima dos 60 anos. Por isso, garantir acesso à saúde, emprego, lazer, ao direito de ir e vir é fundamental, principalmente para uma sociedade que caminha para a inversão na pirâmide etária

A primeira reunião entre os membros da Frente Parlamentar em Defesa do Direito da Pessoa Idosa deve acon­tecer já no próximo mês.

 

 

plugins premium WordPress