O deputado Geraldo Resende (PMDB), o prefeito Murilo Zauith (PSB) e o secretário municipal de Planejamento Luiz Roberto Araujo se reuniram nesta quarta-feira (03) com o ministro da Aviação Civil (SAC), Moreira Franco. A comitiva de Dourados foi buscar informações sobre a tramitação do projeto de reforma e ampliação do aeroporto da cidade, além de cobrar providências para que as obras tenham início com a maior brevidade possível.
Segundo o ministro Moreira Franco, a SAC aguarda a finalização dos estudos ambientais para poder realizar o processo licitatório visando à execução das obras. No projeto, estão previstas ações como prolongamento da pista por mais 175 metros, já que atualmente ela é de 1.950 metros; o alargamento para 45 metros; investimento em tecnologia para as operações por instrumentos; e a construção de um novo pátio e um novo terminal de passageiros com 1.215 metros quadrados.
“Dentro do Programa de Investimentos em Aeroportos o de Dourados é prioridade por já estar em atividade. Os recursos já estão assegurados pelo Fundo de Aviação Civil formado pelas concessões em grandes aeroportos”, explicou Moreira Franco às autoridades douradenses.
Melhorias
O projeto de melhorias do aeródromo de Dourados foi formulado pelo Banco do Brasil e estabelece um investimento de R$ 40 milhões. “Ampliar o aeroporto é uma demanda antiga de toda a Região da Grande Dourados. Estamos falando de 38 municípios, mais 800 mil habitantes e uma localidade extremamente produtiva e um polo com diversas universidades públicas e particulares. Dourados é muito atraente e pujante, não podemos impor dificuldade para o seu crescimento”, defendeu Geraldo Resende.
O prefeito Murilo Zauith também defendeu a importância da obra. Segundo ele, “a área onde fica o aeroporto é do município e tem todas as condições para receber as melhorias no aeroporto. Cobramos a agilidade dos estudos ambientais para a realização da licitação”, explicou.
No dia 20 de dezembro do ano passado, os municípios Campo Grande, Corumbá, Coxim, Costa Rica, Bonito, Três Lagoas, Dourados, Nova Andradina e Naviraí foram contemplados no Programa de Investimentos de Aeroportos. O processo de Dourados é o mais adiantado.