O Governo do Estado concluiu nesta segunda-feira (26) a entrega de mais 167 veículos para a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Agepen (Agência Estadual do Sistema Penitenciário). Na solenidade também foi entregue mais um helicóptero A2350, B3E, conhecido como Esquilo.
O helicóptero foi adquirido ao custo de R$ 32 milhões com recursos próprios do Estado para atender toda a segurança pública de Mato Grosso do Sul, em apoio ao dois outros, entre os quais o que é baseado na sede do Departamento de Operações de Fronteira – DOF. Além das viaturas e aeronave, foram entregues 6.250 pistolas Beretta.
O governador Reinaldo Azambuja afirmou que os investimentos atendem uma necessidade e uma preocupação da população e lembrou que, ao assumir o governo, em 2015, encontrou viaturas “em cima do toco”, coletes vencidos e bombeiros militares precisando dividir equipamentos de proteção individual.
“Entregamos uma política de segurança pública efetiva, duradoura, com alicerces sólidos e que, com certeza, vão perpetuar com a responsabilidade que os governantes tem que ter em uma área sensível. Quando percorri Mato Grosso do Sul em 2013, com o programa Pensando MS – a gente foi ouvir as cidades, as prioridades – em 1º lugar, longe, era saúde, mas em 2º estava a segurança pública e aí procuramos colocar os investimentos importantes para fortalecer essa área”, disse o governador.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, delegado Antônio Carlos Videira, ressaltou que o ineditismo do volume de investimentos em segurança pública na gestão estadual. “Os maciços investimentos se tornaram rotina em Mato Grosso do Sul. Tenho 33 anos de segurança pública. Nunca tivemos tantos investimentos como o que estamos tendo agora. Não só em viaturas e embarcações, mas também em aeronaves. Estamos recebendo o nosso 3º helicóptero, dos quais dois zero. Revisamos o primeiro com motor novo e adquirimos dois aviões dos mais modernos da categoria no mundo para enfrentar fogo em todos os nossos biomas”.
Distribuição
As novas viaturas, adquiridas com recursos do Governo do Estado e do Governo Federal, vão atender todas as regiões do Estado. São 68 viaturas para a PM, 25 para o Corpo de Bombeiros, 8 para a Coordenadoria Geral de Perícias, 12 para a Polícia Civil e 54 para a Sejusp.