Guarda Municipal possui efetivo preparado para fazer trabalho preventivo

-

Guarda Civil Municipal de Ponta Porã recebeu toda preparação necessária antes de fazer policiamento nas ruas. Foto: Assessoria
Guarda Civil Municipal de Ponta Porã recebeu toda preparação necessária antes de fazer policiamento nas ruas. Foto: Assessoria

Implantada no ano passado pelo Governo do prefeito Ludimar Novais (PPS), a Guarda Civil Municipal representa atualmente uma importante força preventiva de segurança em Ponta Porã, recebendo constantes elogios de vários segmentos da sociedade pela sua destacada atuação. O efetivo atual é de 74 homens subordinados à Secretaria Municipal de Segurança Pública, cuja missão institucional é de proteger o patrimônio, bens, serviços e instalações públicas municipais, auxiliando também as polícias no trabalho preventivo de segurança pública no âmbito municipal, sob o comando do tenente-coronel da reserva da Polícia Militar, Ulisses Alcarás.

Todos os membros da Guarda Civil Municipal passaram por curso de formação com duração de 510 horas/aulas, oferecido com toda a estrutura para formação de soldados, cabos e sargentos da Polícia Militar, disponibilizados através de um termo de parceria firmado entre o prefeito Ludimar Novais e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, representada pelo secretário Wantuir Francisco Brasil Jacini.

Durante as aulas, os alunos aprenderam lições a respeito da segurança, direito penal, direito administrativo; leis extravagantes como o Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto do Idoso, Lei Maria da Penha, Lei da Tortura, Lei do Abuso de Autoridade, Estatuto do Desarmamento, e Lei Antidrogas; legislação e educação ambiental; legislação e educação de trânsito, legislação municipal; primeiro interventor, condicionamento físico, relações humanas na defesa social, radiocomunicação, elaboração de relatórios e documentos; cidadania, ética e direitos humanos, polícia comunitária; regimento interno da Guarda Municipal, técnicas de defesa pessoal, técnicas de uso de armas menos letais, defesa civil, espaço urbano e segurança patrimonial, direção defensiva, prevenção e combate a incêndios, socorros  de urgência, armamento e tiro. As aulas de tiro ao alvo foram ministradas pela Polícia Militar em parceria com o 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado que cedeu o seu estande.

Durante o curso com os professores do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar, os Guardas Municipais receberam ensinamentos sobre armamento e tiro, funcionamento e manejo, manutenção de primeiro escalão, normas de segurança, tipos de munições, balística e fundamentos e procedimentos de tiro. Recentemente os efetivos da Guarda que vão utilizar armamento passaram por testes psicológicos e vão fazer um novo curso de tiro supervisionado pela Polícia Federal e somente após essa capacitação e que estarão aptos para fazer o patrulhamento armado nas ruas de Ponta Porã.

PATRONO

O juiz Odilon de Oliveira foi escolhido no ano passado como Patrono da 1ª turma da Guarda Civil Municipal de Ponta Porã. Em solenidade ocorrida no Centro de Convenções, ele agradeceu pela homenagem e disse que a função dos Guardas Municipais é de alta relevância social, destacando que é fundamental para a corporação a manutenção da disciplina.

O magistrado ressaltou, à época, que a Guarda a partir daquele momento passava a fazer parte da justiça penal brasileira. “A Guarda a partir de agora passa a integrar o sistema que envolve a polícia, o Ministério Público e o sistema prisional. “Vocês vão trabalhar na promoção da vida humana, combatendo a desigualdade social e buscando a edificação de uma sociedade justa e cheia de paz”. Oliveira é um dos maiores colabores da Guarda Municipal de Ponta Porã.

plugins premium WordPress