O helicóptero do GPA da Polícia Militar que partiu na manhã deste sábado de Campo Grande rumo ao Rio Grande do Sul para missão de salvamento, pousou agora pouco em Florianópolis onde abastece e permanece até a manhã de domingo (5). Ao amanhecer, dependendo das condições de meteorologia a equipe segue para o Rio Grande do Sul se juntando a outras equipes de ação humanitária de várias partes do País.
De acordo com a equipe, nessa etapa foi vencida a questão de serras, restando agora a questão de meteorologia para seguir até o destino e começar a atuação que for necessária. A aeronave Esquilo, matrícula PT-FRN, está equipada entre outros recursos com guincho elétrico para o resgate de pessoas em áreas isoladas e de difícil acesso, sendo capaz de içar até duas pessoas, suportando um peso de 204 quilos.
Na tripulação estão cinco militares especialistas em busca e salvamento. O coronel PM Rosalino Gimenez Filho, coordenador-geral do Policiamento Aéreo e chefe da missão de ajuda humanitária ao RS, explica que o momento exige o emprego de meios de socorro rápido, deslocando as pessoas para áreas seguras, além de transportar suprimentos e equipes de apoio.
“Realmente é uma situação bastante delicada que o Rio Grande do Sul atravessa neste momento e o Mato Grosso do Sul está deslocando meios e recursos humanos, que com certeza vão fazer uma diferença muito grande na vida dos irmãos gaúchos”, comenta Gimenez.