O Governo Municipal do Prefeito Ludimar Novais (PPS) através da Secretaria Municipal de Saúde recebeu na tarde do dia 26 de setembro, no Hospital Regional de Ponta Porã um moderno equipamento de diagnóstico por imagem, a TC – Tomografia Computadorizada com 16 canais Somatom Emotion 16, da Siemens, com capacidade para produzir 500 exames por mês. A máquina sem uso é importada da Alemanha, sendo o primeiro equipamento desse modelo a ser instalado em um hospital público no interior do estado de Mato Grosso do Sul.
O equipamento possibilita realizar exames de alta complexidade, obtendo uma seqüência de imagens e diagnósticos de alta qualidade, através da emissão de raios-x. O equipamento forma a imagem, a partir da detecção da quantidade de raios-x, que atravessam as estruturas do corpo do paciente, e forma imagens anatômicas da estrutura interna que permitem ao médico ter uma gama maior de recursos para o diagnóstico clínico, sendo particularmente utilizados em casos de poli traumatismos, patologias abdominais e do crânio. A Tomografia Computadorizada ainda permite a utilização de técnicas contrastadas que permite ainda aumentar mais a eficiência dos exames e o diagnóstico da patologia.
Segundo o secretário de Saúde Dr. Eduardo Rodrigues, o aparelho realiza e facilita exames de tomografia mesmo nas situações mais adversas, como em pacientes com múltiplos traumas e sem condições de se manter em posições ideais “este equipamento pode também realizar aquisições em paciente com dificuldades em segurar a respiração por determinado intervalo de tempo e ainda, para acomodar pacientes obesos, o que vai facilitar muito o trabalho dos profissionais da saúde” enfatizou.
O equipamento adquirido para o Hospital Regional também possui um conjunto de tecnologias para reduzir a dose de radiação, ao mínimo necessário, protegendo os tecidos vizinhos de eventuais doses desnecessárias de radiação.
Com a instalação deste equipamento nos próximos dias e a contratação do serviço de tele radiologia, o Hospital Regional de Ponta Porã poderá realizar exames de imagens de Tomografia em alta resolução e envia-las pelo sistema on-line de tele radiologia para uma central de laudos em Campo Grande obtendo o laudo em tempo real.
Assim que derem entrada no hospital, pacientes vítimas de trauma ou em busca de exames serão levadas para a Tomografia onde serão realizados os exames de imagem. A imagem em alta resolução é submetida à análise do médico, que passa ter melhores condições de definir o diagnóstico e, consequentemente, estabelecer qual o melhor tratamento.