Com o intuito de promover a consciência a favor da saúde e da segurança no trabalho, a equipe de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SOST) da Divisão de Gestão de Pessoas do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) aderiu neste ano ao Movimento Abril Verde, visando diminuir a crescente ocorrência de acidentes no ambiente funcional.
O mês de abril foi escolhido como emblemático para a causa em função de duas datas importantes contidas em seu calendário: 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, e 28 de abril, Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho.
No HU-UFGD, os integrantes da SOST realizam hoje (28) uma panfletagem direcionada aos colaboradores, que estão sendo informados sobre a necessidade da mobilização e tomam conhecimento de dados nacionais e mundiais da segurança do trabalho.
Por exemplo, no Brasil, em 2013, 717.911 acidentes de trabalho foram registrados e, no mundo todo, 2,3 milhões de mortes por acidentes e doenças de trabalho são computadas por ano.
A SOST
A equipe de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SOST) do HU-UFGD foi formada em junho de 2014 e desde então atua no sentido de receber os colaboradores vítimas de acidentes ou doenças funcionais e, também, aqueles que tenham dúvidas sobre o tema, além de promover ações de prevenção. Até o momento, em 2015, 19 acidentes foram registrados no Hospital, todos na área de assistência à saúde, tendo sido apenas um com necessidade de afastamento do funcionário.
Para reduzir ao máximo esse índice, a SOST planeja que ações de conscientização como o Movimento Abril Verde e outras sejam realizadas com frequência. A equipe é composta por quatro técnicos em Segurança do Trabalho, um médico do Trabalho, um enfermeiro do Trabalho e um técnico em Enfermagem do Trabalho, que estão de portas abertas para receber todos os colaboradores.
O Movimento
Criado em 2014 pelo Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado do Paraná (SINTESPAR), o Movimento Abril Verde, em parceria com instituições públicas e privadas, promove uma campanha a favor da saúde e da segurança do trabalhador brasileiro. No ano passado, pelo menos 30 mil pessoas tiveram acesso à iniciativa pelas redes sociais e, em 2015, órgãos e empresas de todo o País aderiram à mobilização.
Quem quiser saber mais sobre o Movimento e obter mais dados sobre o tema das vítimas de acidentes e doenças do trabalho pode acessar www.abrilverde.com.br.
No HU-UFGD, o telefone da SOST é o (67) 3410-3035.