Humanização e Ética é tema de capacitação dos Servidores da Saúde de Itaporã

-

Com o intuito de desenvolver um trabalho em equipe, para possivelmente melhorar a relação interpessoal entre os funcionários e usuários da saúde, a Prefeitura de Itaporã, através da Gerencia de Saúde e NASF – Núcleo de Apoio da Saúde da Família, realizaram nesta quarta-feira (04) uma oficina de capacitação, para servidores da saúde.

Segundo Moises Pires de Oliveira, gerente de Saúde, para a realização da oficina, foi necessário dividir em dois grupos de servidores, para que os usuários da saúde do município não fossem prejudicados. Outro grupo de servidores serão capacitados nesta quinta-feira (05) com início as 13 horas.

Com o Tema: Ética, Humanização e Sensibilização, a oficina de capacitação tem como público alvo as Agentes de Saúde, as Recepcionistas do Laboratório, Farmácia, Hospital e Unidades Básicas de Saúde, além das Digitadoras da área da saúde.

Durante a abertura, o gerente de Saúde Moises Pires de Oliveira, deu boas vindas aos servidores da saúde e desejou sucesso no aprendizado e que essa oficina de capacitação melhore ainda mais os serviços oferecidos pelos profissionais da saúde em Itaporã.

A psicóloga Adriana Voltarelli Guinossi, que discorreu sobre a Ética Profissional, destacou que é um conjunto de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente de trabalho. “Ética é uma palavra de origem grega (éthos), que significa propriedade do caráter. Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, é não prejudicar o próximo. Ser ético é cumprir os valores estabelecidos pela sociedade em que se vive. Ter ética profissional é cumprir com todas as atividades de sua profissão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho”, destacou Adriana.

Já a fisioterapeuta Lidiane Azambuja da Silva Ferreira trouxe como tema a Humanização na Saúde, que segundo preconiza o Ministério da Saúde, é uma proposta para melhorar a qualidade das relações de trabalho na saúde, principalmente no que diz respeito à assistência aos usuários da saúde.

“A Humanização tem como objetivo possibilitar o encontro, a troca, a afetação recíproca, o afeto, o conhecimento, o aprendizado, a expressão livre, a escuta sensível, a polifonia, a arte da composição, o acolhimento, a multiplicidade de visões, a arte da conversa, a participação de qualquer individuo que simpatize sobre o tema da humanização”, finalizou Lidiane Azambuja.

Logo após as falas, a fisioterapeuta Lidiane Azambuja promoveu uma ginástica laboral, para que os participantes pudessem relaxar no evento e também para usar no dia-a-dia.

A equipe do NASF – Núcleo de Apoio da Saúde da Família, apresentou uma encenação teatral, com ênfase no atendimento e na sensibilização ao usuário da saúde.

Assim que tomou conhecimento da oficina de capacitação aos servidores da saúde, o prefeito Wallas Milfont, salientou que “a Saúde é prioridade em nossa administração. Não podemos esquecer que somos servidores públicos, e, portanto devemos atender a nossa população com zelo e carinho. Espero que com a união de todos, a saúde em Itaporã seja motivo de orgulho para o nosso povo”.

plugins premium WordPress