Incêndio em depósito de pneus assusta moradores da fronteira

-

Desde a noite de ontem (3), um incêndio de grandes proporções consome um depósito de pneus usados localizado na Vila Industrial, em Pedro Juan Caballero. Há mais de 24 horas, dezenas de bombeiros militares e voluntários atuam no combate às chamas, que ainda não foram controladas.

A queima dos pneus está a gerar uma densa nuvem de fumo tóxico, que se espalhou por diversos bairros da cidade e chegou inclusive a áreas centrais de Ponta Porã e Zanja Pytã. A população tem manifestado grande preocupação com os riscos para a saúde, sobretudo para crianças, devido à inalação prolongada do fumo proveniente da combustão de material altamente poluente.

Pedro Juan Caballero enfrenta há anos um grave problema relacionado à falta de políticas públicas eficazes para o descarte e reciclagem de pneus. Estima-se que centenas de empresas comercializem o produto na região, mas não existe um local adequado para o seu depósito. Anteriormente, o descarte era realizado na chamada Linha Internacional. Contudo, com a revitalização da área, foi necessário transferi-lo para o local atualmente atingido pelo fogo.

As autoridades locais não descartam a possibilidade de o incêndio ter sido criminoso, e investigações já estão em curso para apurar as causas do incidente.

plugins premium WordPress