O presidente do Poder Legislativo caarapoense, André Nezzi (PDT), é o vereador mais atuante de Caarapó, segundo instituto de pesquisa. O reconhecimento foi feito por meio de consulta de opinião pública realizada na sede do município, distritos e reserva indígena, pelo Instituto Tiradentes, que avalia o desempenho de políticos em todo o Brasil.
Em comunicado enviado ao vereador, o Instituto explica que a pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 26 de setembro, via consulta telefônica, pelo Sistema Sentio, no qual há o nome de todos os vereadores do município e o cidadão escolhe o que ele considera mais atuante pela tecla do telefone.
A pesquisa é feita por amostragem, com ligações a telefones aleatórios contidos no banco de dados do Instituto, em dias e horários diferentes. Das 471 ligações, André Nezzi obteve a maioria dos votos, ficando em primeiro lugar; sendo seguido por Alécio Soares (PSDB) e Marinalva de Souza Faria da Costa (DEM).
Conforme o instituto, o sistema realiza pesquisas por telefone, onde é elaborado uma pergunta em todos os municípios com os nomes de todos os vereadores. O cidadão escolhe pelo próprio telefone o parlamentar mais atuante.
Para garantir a lisura do processo, o Instituto Tiradentes possui um banco de dados com mais de 120 milhões de telefones de todo Brasil. Dependendo da quantidade de habitantes de cada cidade – Probabilidade Proporcional ao Tamanho-IBGE, são sorteados pelo computador entre setenta a mil e quinhentos números de telefones para fazer parte da pesquisa, objetivando sempre que os resultados representem a situação da população dos municípios.
André Nezzi está incluso no rol dos homenageados com a Láurea, Medalha Alferes Tiradentes, que será entregue na sessão solene ao final do 20º Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vices e Vereadores a ser realizado no mês de novembro em Goiânea-GO.
Esse é o terceiro instituto de pesquisa em 2017 que concede ao vereador André Nezzi a outorga de o mais atuante.