O DECOE de Itaporã através dos agentes de endemias realizou nesta quinta feira (31), uma panfletagem no comercio e em diversas regiões do município, com intuito de alertar a população sobre a proliferação do Aedes aegypi, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica Vírus.
Como os índices de infestação do Aedes aegypti têm sido uma preocupação constante, e a Gerência de
Saúde do Município de Itaporã através do Departamento de Controle de Endemias (DECOE), começa a se articular numa grande corrente de conscientização, onde, toda a comunidade pode e deve participar de forma decisiva na prevenção deste mal.
Como já havia anunciado os órgãos de imprensa, as mobilizações em Itaporã serão coordenadas pelo Comitê Municipal de Mobilização, Prevenção, e Combate ao vetor Aedes aegypti. Todas as ações como divulgação nas redes sociais, panfletagem, passeatas, palestras dentre outras, serão coordenadas pelo Comitê que é composto por servidores de órgãos públicos e membros da comunidade. Os participantes tem o objetivo de incentivar e apoiar os mecanismos de controle e prevenção, além de promover mudanças de hábitos na comunidade que contribuam para a erradicação do vetor no município.
Todos os anos os agentes envolvidos nesta ação, realizam atividades, como caminhada envolvendo os alunos das escolas municipais de Itaporã, agentes comunitários de saúde, de endemias e funcionários da saúde.
Segundo o coordenador do DECOE Gilberto Linhares, este período do ano é o momento em que devemos tomar muito cuidado com o acúmulo de água nos quintais das residências, comércio e terrenos baldios, como latas, copos, sacolas, garrafas. “O coordenador enfatizou que Departamento de Controle de Endemias realiza o bloqueio químico (passagem de veneno), mas sem a ajuda da população, todo o trabalho é em vão”. Segundo Gilberto Linhares, a Organização Mundial de Saúde estabelece que o índice ideal de infecção seja a baixo de 1%, e o nosso índice no momento está em 0,7% e com o período chuvoso onde comprovadamente de 80 a 85% dos focos proliferam em quintais, devemos sim, acender o sinal de alerta agora.