Divisão Especial da Taça Brasil de Futsal, referente a 2020, terá um representante de Mato Grosso do Sul: o Juventude AG. A equipe de Dourados tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), e já estreia nessa segunda-feira (15.02), às 18h30 (horário de MS), contra a Associação Joaçaba de Esporte e Cultura (Ajec), de Santa Catarina.
A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), começa neste domingo (14.02) e prossegue até o dia 20, em Tubarão (SC), cidade localizada a 142 quilômetros da capital Florianópolis (SC). A Divisão Especial é a elite do futsal nacional e conta com os melhores clubes do país.
A Taça reúne oito equipes, do Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Amazonas. O torneio deveria ter acontecido em julho do ano passado, mas foi adiado em razão da pandemia da Covid-19.
A CBFS separou os times em dois grupos de quatro. O Juventude AG está no Grupo B, ao lado de Ajec-Joaçaba, de Santa Catarina; União Independente de Pais e Atletas de Foz Cataratas (Unipa), do Paraná e Unidos do Alvorada Esporte Clube (UAEC), do Amazonas. O Grupo A é composto por Associação Atlética Banco do Brasil – São Paulo (AABB-SP); Minas Tênis Clube (MG); Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc), do Distrito Federal e Associação Desportiva de Futsal Tubaronense (ADFT), de Santa Catarina.
O segundo confronto do Juventude AG será diante do Unipa/Foz Cataratas (PR), na terça-feira (16.02), às 15 horas (de MS). A agremiação sul-mato-grossense encerra a fase classificatória contra o Unidos do Alvorada (AM), na quarta-feira (17.02), às 13h15 (de MS).
A fase de quartas de final acontecerá na quinta-feira (18.02). Já as partidas da semifinal vão ocorrer na sexta-feira (19.02). O campeão será conhecido no sábado (20.02), às 9 horas (de MS).
Esta é a primeira vez que o Juventude AG disputa a Divisão Especial da Taça Brasil. A equipe douradense foi campeã da Segunda Divisão em 2018 e vice-campeã da Primeira Divisão em 2019. A temporada 2021 do time de Mato Grosso do Sul ainda inclui participação na Liga Nacional de Futsal, a principal competição brasileira da modalidade, feito inédito entre os clubes do Estado.