Relatório do Detran/MS em 2013 diz que município tem 1,2 veículo por condutor
Ao mesmo tempo, o chefe do Executivo disse que está alocando recursos junto ao Estado e à União, para viabilizara implantação do projeto que deve solucionar definitivamente a problemática do trânsito em Ponta Porã.
Os anúncios foram feitos durante a abertura oficial de Curso de Agente Fiscalizador de Trânsito, que está sendo ministrado por instrutores do Detran/MS, para 40 alunos previamente cadastrados. São 25 guardas municipais e 15 vigias que, depois de concluído o curso, serão promovidos a agentes de trânsito.
O evento foi realizado no anfiteatro do Paço Municipal e contou com as presenças (além da do prefeito) do secretário de Governo e Relações Institucionais, Reginaldo Almeida, do secretário de Segurança Pública, Valério Azambuja, do vereador César Matoso (representando a Câmara Municipal) , a secretária de Educação, Denize Oliveira, o chefe da agência do Detran em Ponta Porã, Jaime Marques, o major Emerson Almeida Vicente, representando o comando do 4º BPM, da diretora de Habilitação e Educação para o Trânsito do Detran/MS, Elizabeth Felix Silva Carvalho e a presidente do Cetran/MS, Regina Maria Duarte (que representou o governador André Puccinelli).
Na ocasião, a diretora de Habilitação e Educação para o Trânsito do Detran/MS, Elizabeth Felix Silva Carvalho, fez uma rápida explanação sobre o curso, destacando também o trabalho da Secretaria Municipal de Educação, na implantação da matéria “Trânsito da Escola”, que permite ao estudante de nível médio receber o diploma teórico sobre legislação de trânsito, faltando apenas as aulas práticas nos centros de formação de condutores. Ela disse que Ponta Porã é modelo nacional neste sistema.
A diretora frisou que o curso, com duração de 148 horas/aula (três semanas – de 10 a 28 de fevereiro) e horário integral, visa capacitar policiais e agentes municipais para o exercício da fiscalização de trânsito.
DISCIPLINAS
As disciplinas incluídas do quadro curricular do curso são: avaliações gerais, comunicação, ética e cidadania, direção defensiva, educação e segurança para o trânsito, engenharia e sinalização de trânsito, normas gerais de circulação e conduta, o agente da autoridade de trânsito, operação de trânsito, legislação de trânsito, levantamento do local de acidente, prática de fiscalização, preenchimento de autos, primeiros socorros, trânsito.
NÚMEROS
Elizabeth Carvalho apresentou também números extraídos do relatório do Detran/MS 2013, entre os quais o de que Ponta Porã possui uma frota de 32.050 para 26.434 condutores, o que projeta uma relação de 1,2 por 1. A relação estadual é um pouco maior: 1,25 por 1, já que a frota é de 1.210.642 veículos para 963.089 condutores.
Por outro lado, há números preocupantes, como o número de acidentes de trânsito registrados em Ponta Porã até 2013: 540, com 223 vítimas, das quais 10 fatais. Os mortos são apenas os que tiveram óbito no local. Os que ocorreram nos hospitais não estão incluídos na estatística. No MS, os acidentes em 2013 atingiram a casa dos 7.940, o que indica que Ponta Porã é responsável por 6,8% do total de acidentes em todo o Estado.
Diante disso, ela apontou para a importância de se elaborar políticas públicas direcionadas para reduzir estes números. A Secretaria de Segurança Pública deve receber todas as informações sobre os acidentes, incluindo local, horário e todas as circunstâncias, justamente para direcionar ações que ataquem pontualmente as áreas e os horários em que os sinistros são mais freqüentes.
CETRAN
O secretário de Segurança Pública, Valério Azambuja, além de agradecera disposição do Detran/MS em ministrar o curso que vai agilizar a utilização da Guarda Municipal no controle do trânsito da cidade, anunciou à presidente do Cetran/MS, Regina Maria Duarte, que nos próximos dias terá em mãos os nomes que irão compor o Conselho Municipal de Coordenação do Trânsito e da Junta de Administração e Recursos.