Mais de 300 pessoas participam da Conferência das Pessoas com Deficiência

-

1ª Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizada no dia 16 em Dourados foi bastante prestigiada pela sociedade douradense e de outros municípios. Foto: Chico Leite
1ª Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizada no dia 16 em Dourados foi bastante prestigiada pela sociedade douradense e de outros municípios. Foto: Chico Leite

A 1ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizada no dia 16 deste mês em Dourados foi bastante prestigiada pela comunidade de Dourados e de outras cidades da região. A conferência foi uma oportunidade para a população debater políticas públicas que serão levadas para a Conferência Estadual que será realizada em Campo Grande ainda este ano.

A conferência foi realizada no auditório da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados) durante todo o dia. Teve a participação da Secretaria Municipal de Assistência, Ledi Ferla e de vários vereadores, como Idenor Machado, Sérgio Nogueira, Dirceu Longhi e Elias Ishi. O evento também contou com a presença de representantes de entidades que fazem parte da rede de assistência aos deficientes de Dourados, como Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência Dorcelina Folador.

“Foi uma participação bastante importante já que é mais uma oportunidade de levantar as propostas de melhorias para essa camada da população que precisa de melhores assistências em vários setores”, disse a secretária Ledi Ferla.

Além de Dourados, foram convidados para o evento representantes das cidades de Caarapó, Deodápolis, Douradina, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jatei, Rio Brilhante e Vicentina.

Também foi proferida uma palestra com o tema: “O desafio na implementação das políticas da pessoa com deficiência: a transversalidade com a radicalidade dos direitos humanos”, com o promotor Ivanildo da Silva Costa. Em seguida debate. A secretária Ledi Ferla foi à mediadora.

Também foram debatidos os seguintes eixos por grupo: Eixo 1 – Identidade de gênero e raça, diversidade sexual e geracional; eixo 2 – órgãos gestores e de instâncias de participação social e eixo 3 – Interação entre os poderes federados.

plugins premium WordPress