O prefeito Marçal Filho empossou na manhã desta terça-feira (04) a nova diretora-presidente da Agência Municipal de Trânsito e Transporte, Rosana Fátima Ramos Gonçalves, e falou sobre os desafios que ela vai enfrentar na missão de tornar o trânsito de Dourados mais seguro e humanizado. A nomeação da diretora-presidente foi publicada em edição suplementar do Diário Oficial do Município, na tarde de segunda-feira (03), logo abaixo do decreto que a exonerou da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) onde estava lotada e desenvolvia função estratégica.
Ao empossar Rosana Fátima Ramos Gonçalves, o prefeito Marçal Filho agradeceu a dedicação e o empenho do antecessor Juscelino Cabral, que ontem também foi nomeado e diretor de Administração Geral da Câmara Municipal de Dourados, em ato assinado pela presidente da Câmara, Liandra Brambilla. “O Juscelino agora é diretor da Câmara e nós precisamos dele lá, pela experiência que ele tem, que já foi vereador, e a Liandra necessitava de uma pessoa com perfil dele, que já foi vereador, tem experiência e assumiu esse novo desafio na carreira”, ressaltou Marçal Filho.
Na sequência, falando para os servidores, o prefeito enfatizou a missão da Agetran. “Quero dizer para vocês que essa Agência é muito importante porque cuida de uma coisa muito sensível na vida de todos, que é o trânsito” destacou Marçal Filho. “É algo bastante complexo, sempre digo que todo mundo entende trânsito, é igual o futebol, onde todo mundo quer ser técnico da Seleção Brasileira”, exemplificou. “Sobre o trânsito, muitas pessoas costumam pensar assim também, mas, na realidade, é uma área muito técnica e nós temos que melhorar muito essa questão do trânsito em Dourados, porque a gente não pode pensar o trânsito só agora, só em 2025, temos que pensar para daqui 20, 30 anos”, completou o prefeito.
Marçal Filho ressaltou que Dourados está crescendo muito, tem um grande volume de veículos e já sofre com engarrafamento. “Isso era inimaginável algum tempo atrás, mas hoje o horário de pico é uma loucura, tem engarrafamento em diversos pontos”, ressaltou. “Então, a missão de vocês aqui é uma missão muito importante e muito difícil, muito complexa, porque tem que pensar Dourados numa visão macro”, enfatizou o prefeito. “E pensar macro, não é instalar um semáforo aqui, um quebra-molas ali, porque você pode resolver um problema naquele local, mas pode estar criando outro se você não faz um estudo maior”, argumentou.

Servidores da Agetran participaram da solenidade de posse da nova diretora-presidente
Acompanhado pelo secretário municipal de Serviços Urbanos, Luis Roberto Martins de Araujo, o Beto, o prefeito deixou claro aos servidores e à nova diretora-presidente, o modelo de gestão que ele espera da Agetran. “Então, eu vim aqui pra dizer que a partir de agora vai ter essa responsabilidade, de tocar essa Agência de Trânsito em sintonia com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, mesmo porque a Semsur tem muito a ver com o trânsito”, anunciou. “As funções da Secretaria do Beto se confundem muito com o trânsito, porque tem a questão do trânsito, que é a segurança viária”, completou.
O secretário Luis Roberto Martins de Araújo deixou claro que Agetran e Semsur tem sintonia e precisam trabalhar juntas. “Precisamos pensar nossa cidade e pensar a longo prazo, como o prefeito disse”, enfatizou. “Então, nós temos que trabalhar em duas linhas, uma é cuidar o hoje, que é cuidar da pintura, da sinalização, da questão semafórica, e temos que pensar a longo prazo num projeto bem estruturado e será assim que faremos”, completou. “Conheço bem a Agetran, conheço o trabalho que vocês fazem e quero participar, quero trabalhar unido com vocês”, prosseguiu. “A Agetran foi criada vinculada à Secretaria de Serviços Urbanos, com o passar do tempo foi desvinculada, mas precisamos trabalhar juntos por Dourados”, finalizou Beto.
NOVA DIRETORA
A nova diretora-presidente da Agência Municipal de Trânsito e Transporte, Rosana Fátima Ramos Gonçalves, falou do desafio da nova função. “Temos excelentes talentos aqui na Agetran, muita gente comprometida com o trabalho e sei que a gente pode fazer uma administração de excelência, que é aquilo que o prefeito deseja”, afirmou. “Eu quero agradecer o prefeito por ter me dado essa oportunidade e quando o Beto me convidou eu vi a possibilidade de a gente voltar a reconstruir um sonho que a gente tinha lá atrás, quando ajudamos na criação do Departamento de Trânsito, que hoje é um Agência estruturada”, completou.
Rosana Fátima Ramos Gonçalves ressaltou o potencial da Agetran e de Dourados. “Eu tenho orgulho do trabalho que já realizei como servidora e quero ter muito mais orgulho daqui pra frente, de poder trabalhar com vocês”, afirmou. “Tenho certeza que juntos vamos cuidar com amor e construir com trabalho a Dourados que todos merecem, com um trânsito organizado, seguro, humanizado”, finalizou a nova diretora-presidente da Agetran.