Meteorologia prevê 40ºC no final do inverno em MS

-

Foto: Chico Ribeiro
Foto: Chico Ribeiro

O inverno em Mato Grosso do Sul deve apresentar na segunda quinzena de julho um período de estiagem que deve durar aproximadamente 15 dias e trazer para a população da região central do Estado índices baixos de umidade relativa do ar, que pode chegar a 10%.

A responsável por essas informações é Cátia Braga, meteorologista do Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec). Ela afirma ainda que a região central do Estado deve ter, a partir da próxima semana, uma amplitude térmica maior, ou seja, temperaturas mais baixas pela manhã e elevadas à tarde.

“Serão 15 dias de estiagem aproximadamente, com Campo Grande e região enfrentando um período de maior amplitude térmica, o que deixa a temperatura mais baixa pela manhã e mais elevada no período da tarde”, disse.

Segundo Cátia, até sexta-feira (17) existe a previsão de chuvas em toda a região Centro-Sul do Estado, com grande possibilidade de ocorrerem descargas elétricas nessa região, mas que não serão acima da média. Ela cita ainda que o Estado passa a sofrer os efeitos do fenômeno El Niño, que será o responsável por trazer esse período de escassez de chuvas a Mato Grosso do Sul.

Cátia afirma ainda que durante os meses de agosto e setembro, Mato Grosso do Sul deve ter um inverno com altas temperaturas, com a sensação térmica podendo atingir os 40º. Porém ela alerta, a população deve ficar atenta à baixa umidade do ar, que pode variar entre 10% e 12%. “Em geral, será um inverno com mais chuvas e temperaturas elevadas, porém umidade do ar será baixa, apresentando um estado de atenção”, afirmou.

plugins premium WordPress