Ministro da Justiça deve marcar nova audiência com representantes indígenas

-

O deputado estadual João Grandão (PT/MS) considerou positiva a audiência pública realizada na tarde desta terça-feira, 14, com as bancadas estadual e federal de Mato Grosso do Sul com o Ministro José Eduardo Cardozo no Palácio da Justiça, em Brasília, DF.

O parlamentar, que é presidente da Comissão de Desenvolvimento Agrário e Assuntos Indígenas da Assembleia Legislativa, externou sua indignação por não ver na reunião nenhuma liderança indígena representada e recebeu prontamente do ministro o compromisso do agendamento de uma nova audiência, desta vez com a presença de todas as partes diretamente envolvidas na questão.

“Ficou a nosso cargo definir as lideranças indígenas que participarão da nova audiência, a ser agendada o quanto antes, dada a urgência do assunto. Assim que voltar ao Estado iremos reuniremos a Comissão de Assuntos Indígenas para começar a definir os nomes”, antecipou João Grandão.

O parlamentar disse que o ministro Cardozo se comprometeu ainda a buscar um diálogo com o Ministério Público Federal e a Advocacia Geral da União no sentido de resolver questões jurídicas e sanar os conflitos agrários que envolvem fazendeiros e indígenas do Mato Grosso do Sul.

“Ele deixou bem claro que nem tudo depende do Ministério de Justiça, mas que buscará essa interlocução com as áreas competentes e que solicitará uma proposta por parte da Funai, que também estará representada na próxima audiência. Por isso, volto ao Estado com a sensação de dever cumprido mas ciente de que ainda temos bastante trabalho pela frente e muito o que avançar”, concluiu.

plugins premium WordPress