O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio do Núcleo de Apoio às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos (Navit), realizou, nesta quarta-feira (2), a sexta reunião ordinária do Projeto Acolhida, em Dourados. O encontro teve lugar na sede da Coordenadoria Regional de Educação e contou com a presença das promotoras de Justiça Lívia Carla Guadanhim Bariani e Renata Goya, bem como do titular da 12ª Promotoria de Justiça do município, Luiz Eduardo de Souza Sant’Anna Pinheiro.
A iniciativa tem como principal objetivo a criação de um fluxo de atendimento integral a vítimas diretas sobreviventes e indiretas de crimes como homicídio, feminicídio e latrocínio, oferecendo suporte psicológico, jurídico e social em momentos de profunda vulnerabilidade.
Durante o encontro, representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Estadual de Educação (SED) apresentaram os serviços prestados pela rede pública de ensino em Dourados. Também foram discutidos casos concretos de vítimas que estão sob acompanhamento do Navit na região, com o intuito de fortalecer a articulação entre as instituições.
Parcerias institucionais fortalecem a rede de acolhimento
O Projeto Acolhida já firmou diversos Termos de Cooperação Técnica entre o MPMS e o Governo do Estado, envolvendo as secretarias de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Assistência Social e Direitos Humanos (Sead), Educação (SED), Saúde (SES) e Cidadania (SEC).
No âmbito municipal, o projeto conta com a colaboração das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social de Campo Grande e Dourados. A Defensoria Pública da União, a Defensoria Pública Estadual e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) também são parceiros ativos na iniciativa.
Ao promover ações como esta, o Projeto Acolhida reafirma o compromisso do MPMS e do Governo do Estado com a defesa dos direitos humanos e com a implementação de políticas públicas voltadas ao acolhimento e à proteção de famílias em situação de extrema vulnerabilidade social.
Serviços da rede de educação pública em Dourados foram apresentados durante o encontro. (Foto: Divulgação)