Municípios têm até a próxima sexta para aderirem ao programa de cirurgias eletivas e exames de diagnósticos

-

Os 79 municípios de Mato Grosso do Sul têm a próxima sexta-feira (10) para se credenciarem no projeto de incentivo estadual destinado à Caravana da Saúde, que nesta etapa será dividida em duas modalidades: Opera MS, com 94 procedimentos cirúrgicos; e Examina MS, com 66 exames de média e alta complexidade.

O prazo inicial para adesão venceu no último dia 3, mas foi prorrogado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). 

Anunciado pelo governador Reinaldo Azambuja em julho, o mutirão foi organizado para atender demanda represada durante a pandemia de covid-19. “Temos muitas pessoas aguardando na fila. Por isso vamos contratar cirurgias e diagnósticos, que são ressonâncias, tomografias, ultrassons, colonoscopia, endoscopia, ou seja, todos os exames parados dentro da regulação”, destacou.

Segundo a SES, o retorno das cirurgias eletivas ocorrerá de forma gradativa e organizada, conforme a capacidade operacional de cada unidade hospitalar e região de saúde, não deixando de priorizar o atendimento de urgência e emergência, como também aos casos de covid-19.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, explica que a retomada do programa é de suma importante pois evita que as cirurgias eletivas se tornem de urgência nos pacientes que aguardam pelas cirurgias e acelera no diagnóstico por meio da realização de exames.

“Nós já avinhamos registrando um acúmulo de casos no Estado, e com a melhora do quadro da pandemia, nós precisamos dar vazão a esses procedimentos a curtíssimo prazo sob pena de se agravar cada vez mais o estado de saúde da nossa gente”.

plugins premium WordPress