Murilo cobra projeto técnico da Prefeitura para Estado duplicar a Coronel Ponciano

-

O vice-governador e secretário estadual de Infraestrutura de Mato Grosso do Sul, Murilo Zauith (DEM), está cobrando agilidade da Prefeitura de Dourados na apresentação dos levantamentos necessários para a formatação do projeto de duplicação da Rua Coronel Ponciano, obra mais do que necessária e há muito reivindicada pela população, principalmente depois do aumento dos índices de acidentes naquele movimentado trecho de veículo que demandam às rodovias MS 156 e BRs 163 e 463 pelos trevos do DOF e da Bandeira, como parte da estratégia de tráfego na região.

No começo da semana, o vice-governador cobrou da prefeita Délia Razuk (PTB) e dos técnicos da área da Prefeitura a elaboração do projeto técnico que garantirá a duplicação da Rua Coronel Ponciano, primeiro passo exigido para que a Agesul (Agência estadual de Empreendimentos) possa encaminhar os procedimentos de licitação e futura contratação da empresa que vai executar o serviço, a exemplo do que já ocorreu com a Rua Hayel Bon Faker, onde o Governo está investindo mais de R$ 10 milhões na obra de modernização da saída de Dourados para Caarapó, Ponta Porã e aos estados do Centro-Sul do País.

A Coronel Ponciano produziu, até setembro deste ano, pelo menos, nove mortes no trânsito, em decorrência do grande movimento de veículos nos trechos que ligam a região da Cabeceira Alegre aos bairros Jardim Guaicurus, Harrison de Figueiredo, Dioclécio Artuzi, Jequitibás e às rodovias de acesso ao Distrito Industrial de Dourados e de saída da cidade. Além da duplicação, o projeto técnico cobrado por Murilo ao Município prevê a readequação e revitalização total da Coronel Ponciano no trecho entre a avenida Marcelino Pires e o trevo do DOF, de acesso à BR 163.

Ranking da morte

Entre janeiro e setembro, segundo o levantamento da Agetran (Agência municipal de Transporte e Trânsito), foram registrados 956 acidentes de trânsito no município, uma média de 106 ocorrências por mês ao longo do ano. Só na Coronel Ponciano foram anotadas oito mortes de um total de 58 acidentes envolvendo os usuários da via. Apenas o deputado Barbosinha (DEM) já protocolou cerca de três indicações, com pedidos de providências para essa rua, neste ano.

A maioria dos acidentes de trânsito nos primeiros meses de 2019 aconteceu na avenida Marcelino Pires, com um total de 117, seguido da Weimar Gonçalves Torres, com 82 e da rua Joaquim Teixeira Alves, com 68. As ruas Monte Alegre, com 63 e a Hayel Bon Faker, agora em processo de revitalização, com 60 acidentes registrados até o mês passado, completam o ranking do trânsito mal ordenado de Dourados.

plugins premium WordPress