O prefeito Murilo recebeu na manhã desta segunda-feira representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Dourados (Sintracom). Eles solicitaram parceria para capacitação de mão de obra em diversas áreas da construção civil.
A presidente do Sintracom, Aline Chaves Ferle, falou ao prefeito sobre a necessidade de mais capacitação dos trabalhadores, já que grande parte dos profissionais necessita de qualificação. Também foi abordado um programa de capacitação para mulheres na construção civil, tendo em vista a grande procura.
Murilo ressaltou a importância da qualificação de mão de obra de trabalhadores da construção civil devido à grande demanda nesta área em Dourados. Ele lembra que dentro do programa Qualifica Dourados/Pronatec são oferecidas várias modalidades de cursos nas áreas comercial, industrial e de serviços.
Os cursos são ministrados pelo Senai e Senac. “São vários cursos que prepara os trabalhadores. Temos também um programa que encaminha as pessoas para o mercado de trabalho após a qualificação”, destacou o prefeito.
A Secretária de Assistência Social Ledi Ferla vai marcar uma reunião com os representes do Sintracom para verificar quais são os cursos na área da construção mais procurados e quais realmente vão atender a demanda.
Ela disse que a prefeitura já encaminhou pedido ao MEC (Ministério da Educação) para liberação de vários cursos na área da construção civil para o segundo semestre, entre eles, mestre obras, aplicador de revestimento cerâmico e eletricista industrial. “Vamos verificar quais as maiores necessidades de qualificação de mão de obra na construção civil, ver o que já disponibilizamos e o que já está sendo providenciado com objetivo de minimizar essa carência em Dourados”, destacou Ledi Ferla.
A presidente do Sintracom disse que sindicato possui um laboratório de informática, com oito computadores disponíveis para que os associados e seus dependentes possam desfrutar do curso de informática. “Como não temos um profissional para ministrar o curso, o prefeito Murilo sugeriu estagiários para dar o curso de informática na sede do Sintracom”, destacou Aline.