O prefeito Murilo manteve nesta quarta-feira audiência com Oscar Stark Robledo, vice-ministro de Indústria e Comércio do Paraguai, com quem tratou da parceria entre Dourados e o país vizinho para a troca de experiências em industrialização. O Paraguai está em franca expansão e deve ser um dos países da América Latina a receber mais indústrias nos próximos anos, já que o custo de produção é a metade do custo brasileiro, por exemplo.
Murilo quer as empresas de Dourados fazendo a manutenção da indústria paraguaia e fornecendo insumos. A localização de Dourados é estratégica, estando numa faixa segura a 100 km da fronteira e 600 km da capital, Assunción. O ministério vai formar uma missão de empresários paraguaios para participar da Agrometal, em outubro.
Oscar disse a Murilo que a principal preocupação é melhorar a produção de cana usada na indústria de açúcar e álcool do Paraguai. “Temos uma produção desuniforme; temos lavouras que produzem 130 toneladas por hectare, mas uma grande parte produz 50. Precisamos melhorar a média de produção. Murilo disse ao ministro que Dourados pode partilhar a sua tecnologia com os paraguaios. Em contrapartida, se estabelece parcerias para as empresas de Dourados acessarem o mercado de manutenção naquele país e também de fornecimentos de insumos.
MÃO DE OBA
Este trabalho de parceria pode resultar também na capacitação de mão de obra paraguaia, uma das áreas mais carentes. O governo quer capacitar o pequeno produtor rural e técnicos para a agricultura familiar. Ao mesmo tempo, a indústria também precisa de novos profissionais.
A partir das próximas reuniões com esses dois ministérios, em outubro, provavelmente durante a Agrometal, a prefeitura e o governo paraguaio devem firmar oficialmente termos de parcerias. “Esse intercâmbio econômico que estamos trabalhando com o governo paraguaio vai resultar em bons negócios para Dourados; temos certeza disso”, afirma Murilo.
Acompanharam Murilo na vista ao Ministério de Agricultura o empresário Nevercindo Bairros Cordeiro, que é brasileiro, mas está radicado no Paraguai há 20 anos, o empresário douradense Werner Semmelroth, o empresário paraguaio Hugo Roig e os diretores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável Ivana Jambersi e Wladmir Silva.
Já na visita ao Ministério da Indústria os vereadores Idenor Machado, Alan Guedes, Cirilo Cardoso, Juarez de Oliveira, Pedro Pepa, Raphael Matos e Maurício Lemos e o secretário de Governo José Jorge Filho somaram-se à comitiva.