Na saúde preventiva Murilo garante 17 mil atendimentos de casa em casa

-

Ações compartilhadas levam prevenção e prestação de serviços aos mais diversos bairros de Dourados. Foto: Divulgação
Ações compartilhadas levam prevenção e prestação de serviços aos mais diversos bairros de Dourados. Foto: Divulgação

As Ações Compartilhadas de Saúde já contabilizam 17,6 mil atendimentos de janeiro a agosto deste ano. As atividades realizadas pela Prefeitura de Dourados através da Secretaria de Saúde ocorrem semanalmente, atendendo os mais diversos bairros do município com serviços e conscientização.

Todo o trabalho atende a um dos focos da administração do prefeito Murilo, que é a prevenção de doenças. A população bem informada evita ficar doente, quando diagnostica enfermidades mais cedo, contribuindo para o tratamento, melhorando a qualidade de vida e ajudando a desafogar os serviços de saúde.

Durante as Ações, são realizadas visitas domiciliares de combate à dengue e leishmaniose, a comércios para orientações sobre agravos do trabalho pelo Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e fiscalização da Vigilância Sanitária, aplicação de doses de vacina do calendário de rotina infantil e adulto, orientações sobre doenças como tuberculose, hanseníase e Aids. Ainda é entregue material informativo sobre os mais diversos assuntos e itens de prevenção, como preservativos.

Os mutirões são realizados todas as quartas-feiras, a cada data num ponto diferente da cidade. As atividades são uma integração entre os departamentos de Vigilância em Saúde e Atenção Básica. Equipes de ambos se unem para as ações preventivas que são realizadas em regime de mutirão. Além de levar informações, os servidores ainda estreitam laços com a população que resultam em melhoria no atendimento.

Ainda como parte das atividades das ações, muitas são voltadas para os trabalhadores das unidades. Para garantir atendimento de qualidade, como quer o prefeito Murilo, eles são capacitados sobre os mais diversos temas, para saber como lidar quando estes surgem na unidade de saúde.

A Atenção Básica é uma grande responsabilidade e o município tem enfrentado e estruturado o serviço para melhor atender os cidadãos douradenses. Unidades de saúde passam por reformas na cidade e outras por constante manutenção. Ainda foram inaugurados novos postos.

Todo o trabalho preventivo que é realizado pelo município tem surtido um importante efeito com índices já comprovados. Os casos de dengue diminuíram consideravelmente, assim como os de influenza. A cobertura vacinal da população também tem sido destaque frente ao Estado e ao país em alguns tipos de imunizações.

As Ações Compartilhadas já foram realizadas em 26 unidades de Dourados, incluindo as que estão sediadas na cidade e nos distritos. O calendário ainda inclui uma série de atividades até o final deste ano.

Já receberam as ações, as regiões dos bairros Vila Matos, Flórida II, Novo Horizonte, Seleta, Vila Hilda, Cuiabazinho, Parque do Lago II, Altos do Indaiá, Cachoeirinha, Ouro Verde, Maracanã, Carisma, Piratininga, Chácara Caiuás, Altos da Monte Alegre, Bem Te Vi, Vila Rosa, Izidro Pedroso, BNH 4º Plano, CSU, Jóquei Clube, Parque das Nações II, Cabeceira Alegre, Centro Homeopático, Itahum, Vila São Pedro e Panambi.

plugins premium WordPress