Pela primeira vez, profissionais de Rio Brilhante recebem incentivo financeiro do PMAQ

-

Profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde de Rio Brilhante serão contemplados, pela primeira vez, com o benefício do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade (PMAQ), por meio de concessão de incentivo financeiro.

Na manhã desta quarta-feira, 08 de abril, o Prefeito Donato Lopes da Silva e o Secretario Municipal de Saúde Márcio Grei Alves Vidal de Figueiredo realizaram no paço municipal a entrega do cheque simbólico aos profissionais da saúde.

O incentivo do PMAQ que esta sendo repassado aos profissionais de atenção básica é no valor de R$ 88.598,23 e corresponde ao segundo semestre de 2019. O valor do incentivo será divido em parte igual ao numero de profissionais cadastrados em cada equipe.

Numa iniciativa inédita no município, de acordo com o decreto municipal nº 27.364 assinado pelo prefeito 02 de maio de 2019, regulamenta o incentivo aos profissionais de saúde como: Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal e agentes comunitários foram avaliados em seu desempenho e receberão o valor, que será rateado conforme a lei em vigor.

O programa instituído em 2011 foi criado para melhoria da atenção básica, visando melhorar as condições de infraestrutura bem como incentivar os profissionais de saúde. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde, a  partir do repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem a melhoria no padrão de qualidade no atendimento.

De acordo com o decreto assinado pelo prefeito, do total dos recursos disponibilizados pelo PMAQ, 50% será destinado à premiação dos profissionais, e os outros 50% serão aplicados na estruturação física das unidades.

Além do prefeito e do secretário de saúde fizeram parte da solenidade de entrega do cheque simbólico os profissionais de saúde Rosalina Ajala, Diana Natuchi, Rodrigo Laboisier, Eli de Moraes e Alini Oliveira que representaram toda a atenção básica de saúde de Rio Brilhante.

plugins premium WordPress