Cerca de 90 homens do Pelotão de Choque da Polícia Militar seguiram no começo da madrugada desta quarta-feira para a propriedade rural ocupada por indígenas da aldeia Tey Kuê em Caarapó. São 60 homens de Campo Grande e 30 de Dourados que devem ajudar na desocupação de áreas ocupadas na região. Recentemente os indígenas tentaram ocupar a sede da fazenda Santa Maria, mas deixaram o local após a chegada de homens da Força Nacional de Segurança.
Esta semana o clima foi de grande tensão na região com a ameaça de novas ocupações e policiais militares de Dourados chegaram a ir ao local com militares de Caarapó e houve uma reação por parte dos índios.
Conflitos rurais são comuns e no ano passado um indígenas morreu e seis ficaram feridos na invasão da fazenda Yvu e no momento 17 propriedades rurais estão ocupadas por moradores da aldeia Tey Kuê.
A Funai diz que as terras do território Dourados Amambai Peguá I, localizada nos municípios de Amambai, Caarapó e Laguna Carapã, e que tem uma área de 55.590 hectares, pertencem aos índios, já os fazendeiros questionam o estudo e defendem a revogação do laudo feito no ano passado.