PF mobilizou um grande efetivo  para reintegração em Caarapó

-

A reintegração acabou não acontecendo por ordem judicial. (Foto:Maciel Arruda)

Um grande aparato tinha sido mobilizado para a desocupação da área ocupada por indígenas na Fazenda Santa Maria em Caarapó. . Duzentos policiais federais e militares participaram do início da operação, que contou com amplo deslocamento de tropas e comboio de viaturas de diversas forças de segurança federais e do Estado do MS, inclusive com o apoio logístico do Exército.

A Operação foi cancelada em cumprimento à decisão em processo de suspensão de liminar emitida hoje de manhã pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmen Lucia.

A Fazenda Santa Maria, propriedade localizada na área rural de Caarapó, que está ocupada por indígenas há mais de um ano e o longo processo de negociação entre a PF e lideranças indígenas da região para desocupação voluntária do local se arrasta desde o deferimento da decisão de reintegração de posse pela Justiça Federal de Dourados, o que ocorreu em abril do ano passado.

Cerca de 60 indígenas ocupam os 119 hectares da Fazenda Santa Maria, que fica ao lado da reserva indígena Te’ýi Kue, onde vivem cerca de 3.700 indígenas.

Para cumprir a ordem judicial que tinha sido expedida, além da PF, foram mobilizados homens da Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiros, a Justiça Federal e o Exército. Policiais federais dos estados do Mato Grosso, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná foram recrutados para esta missão, além da tropa de elite da PF – Comando de Operações Táticas (COT) – e operadores da Coordenação de Aviação Operacional (CAOP), que vieram de Brasília especialmente para este trabalho, cujo objetivo seria o cumprimento da ordem judicial da forma mais segura possível para todos os envolvidos.

Para isso, foi montada uma gigantesca estrutura com helicópteros que chegaram a decolar, caminhões, ônibus, mais de 50 viaturas das forças de segurança e do Exército, que chegaram até as porteiras da Fazenda Santa Maria, quando todo o contingente de policiais e militares foi comunicado pela Direção da PF da suspensão da decisão pela presidente do STF e o consequente cancelamento da operação.

plugins premium WordPress