Na noite desta quarta-feira (30), a Polícia Miliar através do 3º Batalhão de Polícia Militar de Dourados realizou a solenidade de entrega de placas de qualificação de áreas monitoradas do Programa “Campo Mais Seguro” – Patrulha Rural do Governo do Estado de Mato Grosso Sul às propriedades rurais na área do 3º Batalhão de Polícia Militar de Dourados, que compreende a cidade de Itaporã e seus distritos.
O evento ocorreu no Sindicato Rural desta cidade e contou com a presença do Presidente do Sindicato Rural, José Assis de Lara, do Prefeito de Itaporã, Marcos Pacco, do Presidente da Câmara de Vereadores de Itaporã, Juarez Barreto e autoridades militares, o Diretor do Departamento de Operações de Fronteira – Dof, Coronel Everson Antônio Roseni, o Coordenador Estadual de Policiamento Rural, Coronel Gilberto Gilmar de Santana, o Comandante do Policiamento de Área 1, Coronel Rodrigo Alex Potrich, e o Comandante do 3º BPM, Tenente Coronel Samuel Castilho Ferreira Aragão.
A patrulha rural é a denominação da atuação dos policiais através p de patrulhamento ostensivo e preventivo em ambiente rural. Esta modalidade faz parte do Programa “Campo mais Seguro” e busca aumentar a segurança no campo, inibindo roubos e furtos em propriedades rurais ao oferecer um sistema de prevenção criminal com uso de monitoramento georreferenciado no Estado. Atende às necessidades do homem do campo, garantindo que suas atividades agropecuárias e de abastecimento possam ser desenvolvidas com o devido acesso à segurança.
Na cerimônia houve a entrega simbólica de placas de qualificação de áreas monitoradas do Programa “Campo Mais Seguro” – Patrulha Rural aos proprietários rurais de Itaporã e região, que deverá ser fixada em um lugar visível demonstrando que a propriedade cadastrada já está sendo monitorada.
Através das tecnologias de georreferenciamento das propriedades rurais, monitoramento destas placas de qualificação, utilização de sistema de informação para cadastramento de propriedades, dos trabalhadores, dos maquinários e implementos agrícolas, torna o atendimento policial mais eficaz, que também contribui para o serviço policial militar e combate ao crime.
Na ocasião, o Coordenador Estadual de Policiamento Rural, Coronel Gilberto Gilmar de Santana, explicou durante a palestra, que o programa “Campo Mais Seguro” – Policiamento Rural oferece um sistema de prevenção criminal com uso de monitoramento georreferenciamento no Estado, cadastramento de propriedades rurais, e em caso de ação criminosa, a Polícia Militar estará empenhada para o atendimento e envio de viaturas aos pontos de ocorrências.
Destacou também que o efetivo militar da Patrulha Rural foi treinado e capacitado para atuar no patrulhamento rural em todos os biomas deste Estado para trazer paz e tranquilidade ao público-alvo que é o homem do campo, inibindo roubos e furtos em propriedades rurais.
Na oportunidade, o Comandante do 3º BPM, Tenente Coronel Samuel Castilho Ferreira Aragão falou que assim como os demais programas da Polícia Militar, os policiais militares da Patrulha Rural do 3ºBPM, são protetores do campo, que mantêm contato direto com os proprietários rurais cadastrados criando uma rede de proteção e ampliando significativamente a sensação de segurança e paz no campo.