Policiais do GPA de Mato Grosso do Sul atuam em resgates em Porto Alegre

-

A água não dá trégua no Rio Grande do Sul e não para de fazer vítimas. Entre as equipes atuando em resgates e socorro de pessoas, além do Corpo de Bombeiros e Mato Grosso do Sul, está uma equipe do GPA – Grupo de Policiamento Aéreo da Polícia Militar de MS, atuando hoje em Porto Alegre e regiões de difícil acesso. Dezenas de pessoas, adultos, crianças e animais foram resgatadas pela equipe do GPA.

Entre os locais de situação grave, está o bairro Sarandi, inundado e tanto bombeiros como voluntários ajudam no resgate de pessoas e animais na manhã desta segunda-feira (6). A água, em alguns pontos, chega a atingir 6m de altura, especialmente no interior do bairro.

A partir da avenida Assis Brasil, o nível do alagamento começa a passar de um metro. Na esquina com a rua Alcides Maia se dá início o trajeto dos barcos e jet-skis que auxiliam nos salvamentos. Em uma hora desta manhã, mais de 15 pessoas foram resgatadas. Muitos cães também precisaram do auxílio dos barcos para deixar a inundação.

Porém, os relatos são de que ainda há muitas pessoas abrigadas em prédios mais altos e que não querem deixar o local. Por isso, muitos dos voluntários também estão levando alimentos, água e suprimentos a quem permanece ilhado. Segundo o DMAE, o dique do Sarandi extravasou completamente e o nível da água já está emparelhado com a rua. Tudo virou uma grande inundação e o dique não é mais visível. Mesmo assim, ainda de acordo o DMAE, não há mais risco de rompimento.

Cheia seguem

O Instituto de Pesquisa Hidráulicas da UFRGS (IPH) publicou um novo boletim, no fim da manhã desta segunda-feira (6), no qual projeta que as águas do Guaíba vão seguir acima da cota de inundação por mais 10 dias. Conforme os pesquisadores, os cenários indicam uma cheia duradoura do Guaíba, com o nível do lago “acima dos 5 metros nos próximos dias”.

No mesmo comunicado, é apontado que o vento deve seguir soprando da direção Norte até quarta-feira (8). O vento que se desloca do Norte ao Sul auxilia no esvaziamento das águas do Guaíba. Contudo, há possibilidade de virar para o quadrante Sul na quinta-feira (9), o que atuaria no sentido oposto, de represamento das águas.

Família resgatada.

plugins premium WordPress
Sair da versão mobile