O presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Marcelino Nunes de Oliveira, participou no dia 15 de junho, de uma reunião referente a melhorias na realização das provas práticas do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) de Ponta Porã.
A reunião teve como objetivo tratar da adequação do local de treinamento e exame de novos condutores, assim como buscar meios para agendamento das avaliações, evitando, desse modo, a longa espera dos candidatos e a aglomeração de pessoas nos locais das provas. A realização das mesmas acontece, atualmente, num local próximo ao Hospital Regional Dr. José de Simone Neto, ao Ministério Público Estadual e ao Fórum, prejudicando o fluxo do trânsito.
O promotor da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Ponta Porã, Dr. Gabriel da Costa Rodrigues Alves, explicou que a reunião seria um meio oportuno de estabelecer critérios para a escolha de um local apropriado para a realização das provas.
Em seu parecer, o promotor afirmou que é importante a organização de um cronograma para que as avaliações sejam agendadas, evitando o longo tempo de espera dos alunos. Ele avaliou que o atual local das provas práticas não oferece nenhuma proteção das pessoas contra as intempéries, como sol forte ou chuva, deixando os candidatos sem acomodação necessária, fato que vem levando a população a reclamar com frequência desses problemas.
Doação de terreno
O presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Ponta Porã Wagner Roberto Prado, também presente na reunião, afirmou que há um terreno próximo ao distrito de Sanga Puitã, o qual a prefeitura de Ponta Porã doou para o Detran, na intenção de que seja construído o local onde possa ser feita a avaliação e o treinamento dos novos condutores.
Segundo Prado, uma solução seria o Estado viabilizar a construção das vias nesse terreno, e o local, mesmo que seja propriedade do Detran, poderia ser administrado pelo Sindicato dos Centros de Formação dos Condutores de MS, a exemplo de como é feito em Dourados e Coxim.
Segundo o presidente do Sindicato, provisoriamente, a entidade se predispõe a ceder em curto prazo o uso do Parque de Exposições como local para sanar as dificuldades citadas.
Medidas
Ficou estabelecido que o secretário municipal de Segurança Pública Ulisses César Alcarás definirá os locais onde serão feitos os percursos e que haverá nova reunião, por meio do presidente da Câmara, Marcelino Nunes de Oliveira, junto com o Sindicato Rural para possibilitar o uso do parque de exposição, de forma provisória. Além disso, será levada ao Estado, a questão da sua colaboração na construção da área para o terreno doado e o Ministério Público deve verificar com o Detran o agendamento das avaliações de forma mais organizada.
A reunião aconteceu na 1ª Promotoria de Justiça de Ponta Porã, onde estiveram presentes além do promotor de justiça Dr. Gabriel da Costa Rodrigues Alves, e do presidente da Casa de Leis, Marcelino Nunes de Oliveira, o secretário municipal de Segurança Pública Ulisses César Alcarás, o presidente do sindicato dos centros de formação de condutores de Ponta Porã Wagner Roberto Prado, e representantes de vários Centros de Formação de Condutores (CFC) do município.