
O Governo do prefeito Ludimar Novais (PPS), está desenvolvendo parceria com o Ministério da Educação, visando a erradicação do analfabetismo em Ponta Porã. O objetivo é oferecer oportunidade de conhecimento para jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil. Batizado de Programa Brasil Alfabetizado (PBA), o atendimento está chegando em várias regiões do município.
De acordo com a professora Maria Helena Zanin, coordenadora municipal do programa em Ponta Porã, o objetivo é alfabetizar principalmente os idosos e adultos que nunca tiveram oportunidade de se alfabetizar. “Realizamos pesquisas para detectar quais as regiões que concentram o maior número de analfabetos e são nesses locais que os trabalhos estão sendo concentrados pelo Governo Municipal, buscando parcerias com pessoas e instituições”, destaca.
As aulas, explica Maria Helena, são ministradas de segunda a quinta-feira, sempre com 2 horas e 30 minutos de duração por dia. O curso é preparado para duração de oito meses. Ela diz que o Governo Municipal cadastrou vários voluntários que participam do projeto, sendo que novos voluntários poderão se inscrever na Secretaria Municipal de Educação. “Tendo apenas o ensino médio já pode lecionar. Cada voluntário tem direito de receber auxílio pago pelo Governo Federal”, disse.
O Programa Brasil Alfabetizado nasceu com a concepção de reconhecer a educação como direito humano e a oferta pública da alfabetização como porta de entrada para a educação e a escolarização das pessoas ao longo de toda a vida. Em Ponta Porã o programa nasceu pela iniciativa do Governo do prefeito Ludimar Novais, através da Secretaria Municipal de Educação, com a coordenação de Maria Helena Zanin e com apoio das servidoras Renata Sanches Icassatti e Juraci Peloso.